Depois de um guitarrista, TAP passa a voar com uma Rainha, D.Maria I

por: Zita Ferreira Braga

A TAP baptizou um dos seus novos Airbus A330neo, com a matrícula CS-TUA, com o nome “D. Maria I”, homenageando aquela que foi a primeira rainha reinante em Portugal.

D. Maria I, filha primogénita de D. José I, recebeu o título de Princesa do Brasil quando o pai, foi aclamado rei, em 1750..

O “D. Maria I” integra a frota do Longo Curso da Companhia, fazendo jus ao título que recebeu quando seu pai era Rei o título de princesa do Brasil até à sua aclamação como rainha, em 1777.


O reinado de D. Maria I ficou foi um período de aposta na cultura e na ciência “com o envio de missões científicas para o Brasil e para África, em países como Angola, Cabo Verde e Moçambique.
Rodeada de bons conselheiros, apostou na educação através da criação e dinamização de instituições como a Academia Real das Ciências, a Academia de Marinha, a Biblioteca Publica, a Casa Pia, e outras.

O “D. Maria I” atravessará o Atlântico, pela primeira vez será já esta quarta-feira, no TP259 com destino a Toronto, no Canadá.


 Esta nova unidade da TAP, o “D. Maria I” junta-se “a outras personalidades da História de Portugal já homenageadas pela TAP na sua frota do Longo Curso, tais como D. João de Castro, D. Francisco de Almeida, D. Maria II, João Vaz Côrte-Real, João XXI, e muitos outros.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways