Ministro afirmou que "o actual aeroporto de Lisboa não tem capacidade para receber todos os voos"

por: António Manuel Teixeira
Ministro afirmou que "o actual aeroporto de Lisboa não tem capacidade para receber todos os voos"
O Turismo PT

Uma das principais "bandeiras" da Confederação de Turismo de Portugal (CTP) é a criação de um novo aeroporto e hoje afirmou que as declarações do Ministro "são muito positivas".

O Ministro das Infraestruturas e Habitação afirmou hoje que "não há tempo nem dinheiro para estudar novas localizações e que o Montijo é o melhor".

Segundo a Lusa, "no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado [OE] para 2020, as declarações de Pedro Nuno Santos vieram confirmar que o Governo está empenhado no dossier do novo aeroporto, referindo que não há tempo nem dinheiro para estudar novas localizações e que o Montijo é a melhor solução", referiu Francisco Calheiros, presidente da entidade, citado no comunicado hoje divulgado.

A Confederação "congratula-se com estas afirmações, que vão ao encontro do que temos vindo a defender, e esperamos que sejam sinónimo de que as obras vão avançar rapidamente", acrescentou o presidente.

Francisco Calheiros afirmou que "é urgente dar início aos trabalhos no Montijo" e que, "se as obras do aeroporto não arrancarem este ano, o crescimento do turismo fica comprometido".

O dirigente vincou que "não podemos esperar mais. Os estudos estão feitos, analisados e discutidos. É necessário passar à acção".

A CTP considera, assim, "muito positivas as recentes declarações" de Pedro Nuno Santos sobre o novo aeroporto.

No passado dia13 de Janeiro, o Ministro afirmou, no parlamento, que o novo aeroporto de Lisboa no Montijo "é crítico" para Portugal, considerando que não se tem o "direito de continuar a adiar o desenvolvimento do país".

Pedro Nunes Santos afirmou numa audição parlamentar, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento de Estado para 2020 que "para um país periférico como Portugal o investimento aeroportuário, o novo aeroporto na região de Lisboa, é determinante, é crítico para que o nosso povo possa viver melhor".

O governante salientou que "o actual aeroporto de Lisboa não tem capacidade para receber todos os voos e que a localização da nova infraestrutura no Montijo é a solução".

Afirmou ainda que "não temos o direito de continuar a adiar o desenvolvimento do país", salientando que "todos os investimentos em infraestruturas têm impacto ambiental, que não haja ilusão nenhuma sobre isso".

O que é preciso "é garantir um equilíbrio" entre a preservação do ambiente e qualidade de vida, mas permitindo que o país continue a desenvolver-se, apontou o ministro, na sua intervenção inicial.

Salientando que "estamos já neste momento a perder dezenas de milhões de euros, centenas todos os dias, porque aeroporto de Lisboa não pode receber a quantidade de voos que procuram todos os dias" aquela infraestrutura, "são menos receitas, são menos empregos, perde o povo português".

A 08 de Janeiro de 2019, a ANA - Aeroportos e o Estado assinaram o acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, com um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 para aumentar o actual aeroporto de Lisboa  e transformar a base aérea do Montijo num novo aeroporto.

No dia 30 de Outubro do mesmo ano, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu a proposta de Declaração de Impacto Ambiental (DIA) relativa ao aeroporto do Montijo e respectivas acessibilidades, tendo a decisão sido "favorável condicionada". A decisão final deverá ser conhecida no próximo dia 21 de Janeiro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade