Para Pedro Nuno Santos a TAP já era mal gerida antes da pandemia

por: Zita Ferreira Braga

Para o ministro a TAP talvez já não existisse se o Estado não tivesse participado na companhia aérea.


Para Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, a TAP já tinha problemas de gestão antes da chegada do coronavírus e como é óbvio o Governo irá optar pela melhor medida para não deixar a empresa ir ao fundo.

Por outro lado, Pedro Nuno dos Santos frisou que o Governo optará para a TAP por uma solução que melhor defenda a economia do país.

João Gonçalves Pereira, deputado do CDS-PP colocou uma questão relacionada com o futuro da companhia aérea e uma eventual nacionalização, à qual partido que representa se opõe, ao que o ministro respondeu:

- O senhor deputado está a dizer que um empréstimo de 350 milhões de euros, um empréstimo do povo português, vai resolver os problemas da TAP. E se a empresa não puder pagar, o empréstimo é de quem? Eu digo-lhe, eu vou-lhe dizer: é o povo português que paga, percebe? E se é o povo português que paga, é bom que seja o povo português a mandar.


Posteriormente acrescentou que o Governo está a avaliar todas as propostas de solução que estão em cima da mesa para o problema da TAP, não excluindo até uma hipótese de  nacionalização.

Pedro Nuno Santos lembrou que a TAP é uma empresa com uma dívida de 800 milhões de euros, por isso, na sua opinião, “um empréstimo de 350 milhões pedido pelos privados que fazem parte da Comissão Executiva da transportadora não resolve os problemas da empresa”.

Fontr Opção Turismo

A terminar a sua intervenção lembrou que “se o Estado não tivesse participação na empresa, hoje já nem tínhamos aviões, nem tínhamos nada”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade