Espanha obriga a quarentena a quem chegue ao país

por: Zita Ferreira Braga

Um despacho do Ministério da Saúde citado pela imprensa espanhola informa que Espanha decidiu impor quarentena a viajantes que sejam ao país.


Segundo o mesmo documento, a nova ordem vai começar a ser implementada a partir de 15 de Maio vigorando durante o estado de emergência podendo ainda vir a ser ser prorrogada.

"Durante o período de desconfinamento, as medidas de vigilância e controle sanitário devem ser intensificadas para todos os viajantes internacionais, a fim de evitar o aparecimento de casos importados ", explica o Governo espanhol.


O despacho relembra ainda que em muitos países europeus foram estabelecidos períodos de quarentena de 14 dias para os viajantes que chegam aos seus territórios. O Reino Unido é um dos exemplos mais recentes.

Em Espanha esta medida tinha sido aplicada apenas a alguns casos excepcionais como para o repatriamento de espanhóis e residentes em Espanha provenientes de Itália.

Com este despacho, a medida será alargada a todos os viajantes internacionais, embora sejam implementadas excepções.


A obrigação de quarentena não se aplica a trabalhadores transfronteiriços, transportadoras e tripulações transfronteiriças, estando abrangidos nesta excepção profissionais de saúde que estejam em viagem devido à sua actividade laboral, desde que não tenham contacto com pessoas diagnosticadas com covid-19.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade