Rita Marques congratula-se com as medidas propostas pela UE

por: Zita Ferreira Braga

Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, na reunião com os responsáveis de Turismo da União Europeia (UE), em vídeo conferência considerou muito positivas as medidas tomadas por aquela entidade.



O pacote de medidas da UE para o sector de Turismo e Transportes foi objecto de satisfação por parte da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, porque para além de outros aspectos garantiu coordenação e procedimentos semelhantes no Mercado Interno não esquecendo que o processo tem por base critérios epidemiológicos.

Rita Marques lembrou também que o apoio financeira da União Europeia é necessário e urgente, salientando ainda que convém assegurar medidas a nível de segurança e higiene, formação aos trabalhadores tendo em conta a nova situação imposta pela Covid-19

E Rita Marques sublinha a sua intervenção :

“Se a Europa quer aproveitar esta oportunidade para acelerar o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal) e a Agenda Digital para se consolidar como líder mundial em turismo, é de extrema importância que este pacote financeiro seja divulgado para que as empresas europeias possam começar a trabalhar nesse sentido. Simultaneamente, a futura estratégia da UE para o turismo para 2050 deve ter os correspondentes instrumentos e ambição de financiamento”, disse.

Por seu lado, o Comissário Europeu para o Mercado Interno fez saber que na próxima semana será conhecido o Plano de Recuperação Económica para a Europa.

Mas no decorrer da reunião a secretária de Estado lembrou ainda que deve ser respeitada a circulação no espaço Schengen e ainda que a Comissão Europeia, deverá ele própria coordenar o reinício da actividade turística.

E Rita Marques acentuou: “Deve ser lançada uma plataforma da União Europeia que agregue toda a informação dos Estados-Membros para ser disponibilizada a todos os cidadãos europeus que desejem passar férias no espaço comunitário. Temos a certeza de que as autoridades nacionais vão trabalhar, em estreita colaboração, com a Comissão Europeia neste projecto”, tendo ainda destacado a que a Comissão Europeia deveria promover campanhas para impulsionar o turismo nos Estados-Membros.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade