Países da Europa abrem actividades ligadas, sobretudo ao turismo

por: Zita Ferreira Braga

Espanha, Grécia, Itália e República Checa, voltam a reabrir actividades, sobretudo na área de lazer e turismo, não esquecendo as medidas de segurança, já conhecidas como o uso de máscaras e distanciamento social.

Em Espanha, às duas principais cidades, Madrid e Barcelona, regressam parques e esplanadas abertos, depois de 10 semanas sem actividade, “enquanto as ilhas e as regiões costeiras do país voltam a receber banhistas para aproveitar o mar e à chegada do tempo quente”.


As duas maiores cidades do país foram as mais afetadas pela pandemia de coronavírus, que matou 28.752 pessoas e infetou 235.772 no país.

Por outro lado e a partir de agora, já são permitidos os grupos de dez pessoas, em casa ou numa esplanada ou até nos famosos parques.

Fechados desde Março, os portões do Parque do Retiro já reabriram permitindo  a centenas de moradores de Madrid, voltar a ver, o nascer do sol, naquele espaço verde.

Esta segunda fase do desconfinamento em Espanha durará até ao final de Junho, com autorização de visita às praias e piscinas nos arquipélagos das Baleares e Canárias e em grande parte da Andaluzia, “mas sempre com rigorosas medidas de segurança”.

Deste modo, o Ministério da Saúde espanhol recomenda “limitar as multidões nas praias, delimitar espaços para cada grupo e espaçar os guarda-sol em quatro metros”.

Os habitantes locais podem beneficiar das suas praias, no entanto continuam proibidas as viagens entre províncias e os estrangeiros que chegarem a Espanha terão de cumprir uma quarentena de duas semanas.


Na Grécia, um país que está a tentar salvar a sua temporada de turismo, com os cafés e restaurantes a abrirem portas e com os 'ferries' que ligam o continente às ilhas reiniciaram as viagens, suspensas desde Março.

As viagens entre ilhas passam só eram permitidas até agora a fornecedores de mercadorias e residentes permanentes.

Mas a baixa taxa de infeções da covid-19 no país levou o Governo a decidir iniciar a temporada de festas três semanas antes da data prevista, a 15 de Junho.


A Grécia registou quase 2.900 infectados e 171 mortes pelo coronavírus, um valor muito aquém por exemplo da vizinha Itália, que viu quase 33.000 doentes com covid-19 morrerem, ou da Espanha, onde foram contabilizados quase 29.000 mortos ou mesmo da rival Turquia, que sofreu 4.340 mortes, de acordo com uma contagem da Universidade Johns Hopkins.


A Itália dá agora um passo para a normalidade, com ginásios e piscinas de novo a funcionar, excepto na Lombardia e Basilicata, embora com rigorosas medidas de segurança.

Na Lombardia, a região mais afectada pelo vírus, no sul de Basilicata e em algumas cidades como Bolonha e Palermo, a reabertura de instalações desportivas municipais só começará em Junho.

Na Itália, existem cerca de 100.000 centros desportivos privados com cerca de 20 milhões de utilizadores, pelo que este sector foi um dos mais afectados pelos encerramentos obrigatórios no âmbito da pandemia.

A associação italiana de instalações desportivas, ginásios, piscinas e campos desportivos (Anif) calculou que os prejuízos atingiram os 3.000 milhões de euros e que este ano cada centro facturará 50% a 60% menos do que em 2019.

A abertura deste sector da actividade conta com a imposição de medidas muito restritas “como a impossibilidade de concentrar clientes nas entradas e saídas dos ginásios e a obrigação de usar gel desinfectante antes de entrar, além da imposição de máscaras para clientes e funcionários”.

Tal como nos restaurantes, cabeleireiros e outras lojas em Itália, também os funcionários dos ginásios e piscinas devem medir a temperatura do corpo dos utentes à chegada e impedir a entrada de quem tiver mais de 37,5 graus Celsius.

Na República Checa, também se iniciou uma nova época, uma vez que o país entra na sua última fase de redução das restrições à vida económica e social impostas pelo coronavírus, o que significa a reabertura de piscinas e todos os hotéis e restaurantes.

Por outro lado foi levantada a obrigação de usar máscara ao ar livre, continuando a ser obrigatória apenas nos transportes públicos, lojas e outros espaços fechados.

Dois meses após o início teórico da temporada, o que deveria ter acontecido a 01 de Abril, castelos e palácios abrem agora as suas portas, além dos pavilhões cobertos e dos jardins zoológicos e botânicos.

Também a partir de agora, os serviços de táxi voltam a operar e passam a ser permitidos actos colectivos como missas, concertos ou teatros e exibições de filmes em cinemas, desde que não excedam o máximo de 300 pessoas e que se mantenha uma distância física de dois metros entre as pessoas.

Também as crianças do ensino básico, até aos 10 anos, regressam às aulas, embora as turmas não possam ter mais de 15 alunos.

Os checos passam ainda a poder frequentar bares, restaurantes e o interior dos cafés, além de spa e saunas.

A República Checa registou, até agora, 8.597 casos de infeção por coronavírus, incluindo 315 mortes.


Também a Ucrânia começa agora a dar um passo para a normalidade um passo para regressar à normalidade, com a reabertura do metropolitano na capital do país, Kiev, após quase 10 semanas encerrado.

Muito aguardado pelos habitantes de Kiev, onde a circulação de outros transportes públicos já tinha sido retomada no sábado, a reabertura do metro não atraiu muita gente, ao contrário do que se temia.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade