Porco Mangalitsa é convidado de Chakall em jantar no El Bulo Social Club

por: Zita Ferreira Braga

No próximo dia 16 de Dezembro, a partir das 19:30, o El Bulo Social Club by Chakall recebe em sua “casa” um convidado de honra: o Porco Mangalitsa.

 

O Porco Mangalitsa é um porco, de origem húngara, com características muito distintas do porco comum.

Muito lanzudos são apelidados pelos chefs de “wagyu dos porcos”.

Com uma carne de grande qualidade, o Porco Mangalitsa tornou-se o parceiro ideal para a criação de um menu especial que integrará a ementa do El Bulo Social Club apenas no dia 16 de Dezembro.

Será um “evento exclusivo “one-shot” para dar a conhecer esta raça tão peculiar e saborear as suas potencialidades no prato”.


O “convidado de honra” de Chakall chega ao El Bulo Social Club pelas mãos de Lucas e Gerrie, um casal de belgas radicados em Portugal há cerca de 18 anos, e que se dedicaram à produção do porco mangalitsa na Quinta 1001 Patas, a única no país, na zona de Castelo Branco.

Para conseguir uma carne de excelência, a criação destes porcos tem algumas características bem diferentes de uma produção regular. Exige tempo, espaço e cuidados extremos.
Os animais reprodutores têm inclusivamente nomes! Lucas e Gerrie têm muito cuidado com a alimentação destes animais, muito cuidada e regrada, passando inclusivamente pela preparação de uma ração própria sem milho, nem soja.
Não “obedecem” ao crescimento rápido e têm um tempo de vida que varia entre os 20 e os 24 meses.

Além do Porco Mangalitsa, de Chakall e dos dinamizadores do jantar Lucas e Gerrie, o jantar do próximo domingo, 16 de Dezembro, conta ainda com a mestria de Melanie Stephanie, que assume não só a co-autoria de um menu especial e exclusivo, como os comandos da cozinha nessa noite, juntamente com Bernardo Monteiro.

Melanie Stephanie e Bernardo Monteiro são dois chefs com uma experiência internacional considerável que ocupam a cozinha do El Bulo Social Club neste evento inédito.

O menu, composto por diversas entradas, dois pratos principais e sobremesa, terá um valor de 35€ por pessoa (sem bebidas).


Para Chakall as portas do El Bulo Social Club estão sempre abertas para as experiências gastronómicas mais marcantes e inusitadas. Afirma: “já conhecia este porco mas tive a oportunidade de o conhecer mais em detalhe e apreciar as suas qualidades e características incríveis. Tenho a certeza que será um jantar memorável. Estão desde já convidados a reservar um lugar!”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade