A cidade italiana, de Florença, está estranhamente silenciosa

por: António Manuel Teixeira
A cidade italiana, de Florença, está estranhamente silenciosa
Divulgação

Florença era uma cidade outrora cheia de vida e de arte, mas agora está vazia.

A cidade italiana está estranhamente silenciosa. Em circunstâncias normais via milhares de turistas a passar de um monumento para outro.

As lojas de artesanato são essenciais para a economia da cidade e fazem parte da herança cultural. Quase três meses de confinamento afectaram fortemente o comércio assim como todos os sectores da economia italiana.

Os artesãos já estavam em dificuldade, mesmo antes da pandemia: aproximadamente 180 mil empresas fecharam na última década e milhares estão agora à beira da falência. O artesanato à moda antiga está em vias de extinção.

Algumas actividades não reabrem porque não há turistas. Estas empresas têm de pagar milhares de euros de renda ou de hipoteca e têm funcionários... como não há turismo, preferem ficar fechadas e adiar a reabertura.

Gabriele Maselli, Artesão, disse ao Euronews que "as lojas de artesanato em Florença são históricas e passam de geração em geração. Eternizam a memória e o património cultural da cidade".

O artesão salientou que "as pessoas vêm aqui para socializar: a comunicação faz-se também através da comida e do vinho. Infelizmente, nestes tempos, sente-se a falta da verdadeira missão deste negócio, a socialização".

Gianni Migliorini, enólogo, referiu ao canal europeu que "Ponte Vecchio é uma zona pequena e histórica, com lojas tradicionais que decidiram permanecer fechadas porque se sentem abandonadas pelo Governo".

Ponte Velha, ou Ponte Vecchio, fica no coração de Florença, o berço do Renascimento Italiano no século XV. "Aqui, as lojas de artesanato (como ourives e joalheiros) e empresas históricas ainda estão fechadas, reflectem o encerramento parcial do património cultural não só desta cidade, mas de todo o país", explicou Migliorini.

Luca Palamara do Euronews, relatou que "paira um sentimento de incerteza nas ruas vazias da cidade. O artesanato espera por melhores dias, para que a tradicional beleza de Florença possa reabrir".

Mídia

Euronews

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade