Espanha reabre unilateralmente fronteiras com Portugal

por: Zita Ferreira Braga

Maria Reyes Maroto, ministra espanhola da indústria e turismo, anunciou na manhã de hoje, unilateralmente, que as fronteiras com Portugal serão reabertas a 22 de Junho.

As autoridades fecharam as fronteiras para todos, menos espanhóis, trabalhadores transfronteiriços e camionistas a partir de meados de Março, quando a Covid 19 invadiu literalmente o território do país vizinho.


A ministra referiu ainda aos repórteres que o país “levantaria provavelmente a quarentena para as pessoas que chegassem por terra de França e de Portugal, mas acrescentou que tal medida está ainda a ser analisada”.

No entanto fonte governamental portuguesa não confirma, para já, esta informação.


Entretanto o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou já esta semana “que os nove postos fronteiriços criados com Espanha após o início da pandemia de Covid-19, a que se juntaram recentemente outros quatro locais de passagem, estarão abertos até 15 de Junho.

Deste modo e após essa data, “haverá uma avaliação conjunta entre os dois países”.


A questão da reabertura de fronteiras é uma questão-chave na Europa, uma vez que os países afectados pela pandemia de coronavírus tentam fazer ressurgir a economia progressivamente, permitindo a liberdade de movimento no que geralmente é o espaço Schengen, sem fronteiras.


Espanha havia dito inicialmente que só começaria a suspender as restrições a partir de 01 de Julho, no entanto parece que o fez mis cedo sem ter consultado as outras fronteiras em causa as de Portugal.


Portugal fechou oficialmente a fronteira até 15 de Junho, mas o governo português tinha já informado de que  continuaria fechado até ao final do mês por causa das próprias restrições da Espanha.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade