Turismo do Centro revela crescimento perto de 13% em Novembro

por: Zita Ferreira Braga
Turismo do Centro revela crescimento perto de 13% em Novembro
O Turismo.pt

Actividade turística subiu quase o dobro da média nacional, com os visitantes nacionais a crescerem 16%

A actividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em Novembro de 2019, revela em nota de imprensa daquela entidade.

Acrecentando que “segundo os resultados preliminares da actividade turística nesse mês, publicados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento da procura pela região não dá sinais de abrandar”.
Verifica-se, pelos dados fornecidos, que pelo contrário, “o Centro de Portugal é um destino cada vez mais preferencial para os turistas”. 


O INE revela que, em Novembro de 2019, o total de dormidas na região cresceu 12,4%, em comparação com Novembro de 2018.

Trata-se de uma subida considerável, se se tiver em conta, que, no mesmo período, as dormidas no país aumentaram em média 7,2%. Isto significa que a procura do Centro de Portugal subiu quase o dobro da média nacional.

Além do Centro de Portugal, o aumento de dormidas em Novembro foi também expressivo no Alentejo (14,1%) e inferior nas restantes regiões: Porto e Norte (11,2%), Açores (9,3%), Lisboa (7,9%), Algarve (7,8%) e, em particular, a Madeira, onde a procura diminuiu -6,3%.

No total, contabilizaram-se 455.534 dormidas em novembro no Centro de Portugal, mais 50,4 mil do que no mesmo mês do ano anterior, que tinha registado 405.111 dormidas.

Em Novembro de 2017, tinham-se verificado 368.111 dormidas e no mesmo mês de 2016 foram 294.148. A tendência de crescimento é evidente.

Esta subida foi motivada, em grande parte, pelos visitantes internos, vindos de outras regiões do país.

Na realidade, entre Novembro de 2018 e Novembro de 2019, as dormidas de visitantes nacionais aumentaram 16%, para 287.538 (em Novembro de 2018 tinham atingido 247.880). Comparativamente, a média nacional de crescimento de dormidas de visitantes internos foi de 4,2%.

A procura do Centro de Portugal por parte de cidadãos estrangeiros também continua a crescer de forma sustentada, embora a um ritmo inferior. Em Novembro de 2019, registaram-se na região 167.996 dormidas de visitantes internacionais, mais 6,8% que em Novembro de 2018.

Considerando os dados acumulados do ano, no período Janeiro-Novembro de 2019, o Centro de Portugal apresenta uma subida de 4,7% nas dormidas, em comparação com o mesmo período de 2018.

Os números hoje conhecidos comprovam que os portugueses estão rendidos aos encantos do Centro de Portugal. O crescimento da procura da região por parte de visitantes internos é uma realidade cada vez mais visível e importante, o que mostra que a estratégia de promoção que tem sido implementada é a mais correcta”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
 E aquele dirigente acrescenta “Os dados de Novembro acentuam a convicção de que 2019 foi um ano particularmente positivo para a actividade turística na região e deixam antever que o ciclo de crescimento não dá sinais de abrandamento”.


Os restantes indicadores registados pelo INE são também muito positivos para o Centro de Portugal. É o caso do total de hóspedes, que entre os dois meses de Novembro subiu de forma impressionante: 15,1%, para 277.666.

O notável crescimento nas dormidas e nos hóspedes reflecte-se, naturalmente, de forma muito positiva nas receitas. Em Novembro de 2019, registou-se um crescimento nos proveitos totais da actividade turística no Centro de Portugal, em comparação com Novembro de 2018: os proveitos subiram 13,6% e ultrapassaram os 21,7 milhões de euros.
Se analisarmos os meses de Janeiro a Novembro, há um crescimento de 6,5% nos proveitos totais. Dados muito satisfatórios para os empresários que investem no turismo da região.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade