Revista de Vinhos revela “Os melhores do Ano” em vinho e gastronomia

por: Zita Ferreira Braga

A Revista de Vinhos – A Essência do Vinho vai revelar os protagonistas, vinhos, negócios e empresas que mais se destacaram no sector vinícola, gastronómico e turístico durante o último ano.


“Os Melhores do Ano 2018” vão ser revelados e premiados na Alfândega do Porto, no próximo dia 01 de Fevereiro.

Um ano especial para a Revista de Vinhos, que celebra 30 anos de publicação contínua, tendo, desde 2018, um capital 100% português, sendo propriedade do Grupo Essência do Vinho.


A cerimónia decorre a 01 de Fevereiro, com a atribuição de prémios em 24 categorias: “Vinho do Ano”, “Produtor do Ano”, “Produtor de Vinhos Fortificados do Ano”, “Produtor Revelação do Ano”, “Empresa do Ano”, “Enólogo do Ano”, Enólogo Revelação do Ano”, “Inovação/Investigação do Ano”, “Enoturismo do Ano”, “Prémios Excelência do Vinho” (30 galardões que constituem o top 30 dos melhores vinhos nacionais), “Distribuidor do Ano”, “Prémio Homenagem”, “Marca do Ano”, “Loja / Garrafeira do Ano”, “Personalidade Vinho do Ano”, “Sommelier/Wine Director do Ano”, “Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos do Ano”, “Chefe do Ano”, “Chefe Revelação do Ano”, “Produto Artesanal do Ano”, “Destino Gastronómico do Ano”, “Personalidade de Gastronomia do Ano” e “Personalidade do Ano no Brasil”.

São, no total, mais de 100 nomeados, personalidades e projectos que se distinguiram em diversas áreas e desenvolveram um trabalho de excelência em prol do vinho, da gastronomia e do enoturismo.

É o culminar de um ano em que o painel de especialistas da Revista de Vinhos põe à prova mais de 3500 rótulos, com muitas idas ao terreno para visitar projectos, conhecer negócios e falar com quem sabe e que evidencia a excelência do vinho, da gastronomia e da marca Portugal enquanto destino turístico de excelência, comunicando e apoiando a afirmação do papel do nosso país como um dos maiores representantes mundiais do vinho”, refere Nuno Guedes Vaz Pires, director da Revista de Vinhos.


Nesta 22ª edição, o Prémio Homenagem será entregue a Paul Symington, assinalando os 40 anos que dedicou à liderança de uma das mais emblemáticas empresas de vinho do mundo, a Symington Family Estates.


O jantar e cerimónia de entrega de prémios “Os Melhores do Ano 2018” irão contar com a presença de “nomeados e individualidades ligadas a estas áreas, representado Portugal de lés a lés e afirmando-se como um dos maiores eventos do país, num total de 900 participantes.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade