Provas vínicas comentadas, um programa em The Yeatman

por: Zita Ferreira Braga

A celebrar dez anos o Yeatman promove provas vínicas, onde “Meet the Winemaker” lhe dá a conhecer e a provar os melhores vinhos nacionais

 “Meet the Winemaker” é a mais recente novidade a juntar-se à agenda de eventos vínicos de The Yeatman, em Vila Nova de Gaia.

O hotel vínico, que comemora dez anos desde a sua inauguração, abre as portas da sua premiada garrafeira para provas de vinhos comentadas, conduzidas por quem melhor os conhece, o seu produtor.

A decorrer aos sábados ao final da tarde, a proposta é de um momento descontraído e intimista, preenchido de histórias e acompanhado por uma seleção de queijos, enchidos e outros petiscos, que completam a experiência.  As provas poderão ser individuais – com apenas um parceiro vínico – ou em duetos – onde se juntam dois produtores.

A primeira está marcada para o dia 28 de março e junta Quinta das Bágeiras, produtor que representa a essência e carácter da Bairrada e Mapa, projecto de vinhos do Douro do conhecido e reputado crítico de vinhos, Pedro Garcias. 

No calendário do primeiro semestre há ainda encontro marcado com Herdade do Sobroso (04 de Abril), Susana Esteban (18 de Abril), Herdade da Malhadinha Nova (09 de Maio), Lima Smith, com as marcas Quinta da Boavista e Covela (06 de Junho), a dupla 100 Igual & Quinta de Santiago (20 de Junho) e a Quinta do Ameal (27 de Junho). A estas vão juntar-se outras datas, que brevemente serão divulgadas online.

Com capacidade para receber até 20 pessoas, a reserva é aconselhada através do site do The Yeatman Wine Club. A decorrer das 18:00 às 19:00, cada prova tem o valor de 25€ por participante, sendo, apenas no próprio dia, totalmente dedutível em compras de referências do produtor, de valor igual ou superior.

Esta iniciativa junta-se à restante agenda de eventos vínicos do The Yeatman. Os jantares vínicos realizam-se todas as quintas-feiras, já desde 2010, e as Sunset Wine Parties e o Christmas Wine Experience marcam anualmente a agenda da cidade. 


Membro da reconhecida chancela Relais & Châteaux, o The Yeatman afirma-se como um embaixador dos vinhos nacionais, contando com a mais abrangente cave de vinhos portugueses do mundo. Hoje, são mais de 100 os produtores que se tornaram parceiros vínicos. Já o “Wine Book”, como é apelidada a carta de vinhos do hotel, apresenta mais de 1.300 referências, das quais 97% são vinhos nacionais.

Recorde-se que, ainda no ano passado, o The Yeatman voltou a conquistar a crítica internacional, tendo vencido, pela primeira vez, a categoria geral de “Melhor Carta Regional de Vinhos do Mundo” e revalidado os prémios de “Melhor Carta Regional de Vinhos da Europa” e “Carta de Vinhos 3 Estrelas”, atribuídos pela publicação inglesa World of Fine Wine.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade