VII Feira da Dieta Mediterrânica: a magia e atradição invadem Tavira

por: Zita Ferreira Braga

A VII Feira da Dieta Mediterrânica, terá lugar, entre os dias 05 e 09 de Setembro de 2019, no centro histórico de Tavira.

A abertura oficial da VII Feira da Dieta Mediterrânica terá lugar, pelas 18:00 de 05 de Setembro, na Praça da República.


Inserida no Plano de Salvaguarda aprovado pela UNESCO, “a Feira da Dieta Mediterrânica resulta da inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, a 04 de Dezembro de 2013, em Baku, com a inclusão de Portugal e da sua comunidade representativa Tavira.”


O programa da VII Feira é o resultado de um trabalho de parceria alargada, integrando “a feira institucional com presença de outros países, de instituições nacionais, regionais e locais, mercado de produtores, mostras botânicas e de sementes, prevenção da saúde cardiológica e nutricional, jardim mediterrânico, praça da convivialidade e restauração, provas e degustações de azeite, de tomate e outros produtos, petiscos regionais, música mediterrânica em vários palcos, dança e outras artes performativas, exposições e projeções, visitas ao património natural e cultural e muitas novidades.”


No Museu Municipal de Tavira estarão patentes as exposições “Artur Pastor e os Mundos do Sul” e a reestruturada “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”, ambas com visitas guiadas.

No Mercado da Ribeira haverá demonstrações culinárias e exposições, e, no Mercado Municipal, também irão decorrer actividades, com uma nova edição das “Gentes do Mercado”.


Para o público infantojuvenil foi pensado um programa especial para o Largo do Brincar e espaços adjacentes, com oficinas de construção, o percurso da lã, jogos, exposições de brinquedos e espectáculos: “O cardume”, “O nabo gigante”, “Dança da Chuva”, a música dos “Fungaguinhos” e a exposição de trabalhos sobre os cavalos-marinhos da Ria Formosa pelos alunos da Escola D. Manuel I, e muito mais.

Na Praça da República actuarão Pedro Abrunhosa (dia 05), Silvia Perez Cruz/ Espanha (dia 06), a fadista Katia Guerreiro (dia 07) e, no dia 08, a encerrar, “Nação Valente” com Sérgio Godinho, Camané e Manuela Azevedo.

O palco do Castelo receberá Monsieur Doumani - música de Chipre (dia 05), Asmaa Hamzaoui & Bnat Timbouktou de Marrocos (dia 06), Cüneyt Sepetçi & Orchestra Dolapdere da Turquia (dia 07) e os italianos da Banda Adriatica (dia 08).

Na Igreja da Misericórdia haverá concertos de Pedro Caldeira Cabral (dia 07) e “Segue-me à Capela” (dia 08) e, no largo da Igreja da Misericórdia, o flamenco de “Anamarga” (dia 07).

Na Igreja das Ondas apresentar-se-ão “Setkedjé – música Mariana na Idade Média” (dia 05), “Evoéh - a magia na voz da mulher sefardita“ (dia 06), “Ensemble Andalus” de Tetuán (dia 07) e “No mar não há marcos…”, trabalho multidisciplinar baseado na obra de Raul Brandão, “Os pescadores” (dia0 8).

Há ainda a salientar a participação da Banda Musical de Tavira na abertura, o regresso dos “Marenostrum” (dia 08), bem como oficinas de danças tradicionais mediterrânicas e a programação do “Fado com História” no Largo da Capela de Nossa Sra. da Piedade.

Participam, ainda, na Feira o Grupo Coral Cantadores do Desassossego de Beja, “As ceifeiras de Pias”, “As canteiras do Vale do Neiva”, o projecto de itinerância das “Nove Musas” da mitologia. Haverá participações de ranchos folclóricos e música popular portuguesa na Praça da Convivialidade.

A gastronomia mediterrânica estará disponível nos quatro restaurantes e duas tasquinhas da Praça da Convivialidade, sita no Parque do Palácio da Galeria, com ementas mediterrânicas e preços idênticos. Dezenas de restaurantes do concelho disponibilizam, também, menus relacionados com a dieta mediterrânica a preços especiais.

É possível usufruir, igualmente, de visitas guiadas à coleção de fruteiras do centro agrário, às salinas, atividades de animação turística e promoção de vida saudável, yoga, passeios pedestres, de caiaque, e de bicicleta, entre outros.

A 5 de setembro realizar-se-á no Convento da Graça a “Internacional Conference on Sustainable Food Tourism” e experiência gastronómica sustentável, integrada no MEDFEST.

Consulte o programa em www.cm-tavira.pt e http://dietamediterranica.net/.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade