Dia Mundial do Turismo: a celebração oficial é este ano na Índia

O Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, a 27 de Setembro.

Foi escolhido este dia por ser a data em que, em 1970, entraram em vigor “directivas consideradas como muito marcantes para o turismo global. “

Esta comemoração anual tem como objectivo chamar a atenção para a importância do turismo em todo o mundo. Em 2019, o tema do WTD é “Turismo e emprego: um futuro melhor para todos”.

O tema deste ano pretende analisar a “capacidade única deste sector na criação de mais e melhor emprego e, assim, contribuir para a construção de um futuro melhor para milhões de pessoas em todo o mundo.”
 
Além de tornar evidente o papel actual do turismo enquanto criador de emprego, “o WTD 2019 também vai olhar para o futuro e explorar as oportunidades e os desafios que as mudanças no mercado de trabalho e no sector de tecnologia trarão.”

Segundo a ILO (International Labour Organization), calcula-se que, em 2020, “haverá mais 13 milhões de pessoas empregadas no sector de alojamento e serviços”

Por outro lado tem-se verificado que, desde 2010, o emprego em alojamento e restauração cresceu três vezes mais rápido do que em qualquer outro sector.


Relativamente a Portugal, desde 2015 foram criados cerca de 117 mil novos postos de trabalho no turismo.

Só as Escolas do Turismo de Portugal formam mais de 1.500 alunos por ano, seja para o primeiro emprego seja para qualificação dos profissionais do sector. Estes alunos, de acordo com o Estudo de Inserção Profissional de 2018, têm uma taxa de empregabilidade de 94%.

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade