Edward Snowden afirmou, na Web Summit, que "não podemos confiar em ninguém"

por: António Manuel Teixeira
Edward Snowden afirmou, na Web Summit, que "não podemos confiar em ninguém"
O Turismo . PT

A terceira edição da a Web Summit, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo decorre durante os próximos quatro dias no Parque das Nações, em Lisboa. António Costa não foi à abertura.

Na abertura desta edição foi dado pela fundador da cimeira, Paddy Cosgrave, afirmando que "durante estes dias vamos ser todos portugueses".

O arranque estava agendado para as 18:15, mas devido às "alterações de segurança implementadas pela polícia" iniciou quinze minutos depois. Na sessão de abertura, Paddy Cosgrave explicou que "há duas horas que [as policias] tomaram a decisão de começar a ver as mochilas", reforçando o controlo de segurança, explicou. "Nós respeitamos e achamos que o interesse deles é o interesse de todos vós", acrescentou.

A tão aguardada intervenção de Edward Snowden, o convidado principal deste primeiro dia, ocorreu por por videoconferência, uma vez que se encontra asilado na Rússia. “Legalizámos o abuso das pessoas”, afirmou logo no inicio da sua intervenção, referindo ao impacto de empresas como o Facebook e a Amazon. “As pessoas estão zangadas com pessoas certas, mas pelas razões erradas”, acrescentou sobre a recolha de dados. "Os dados não são inofensivos, não são abstractos, quando se fala de pessoas. Não são os dados que estão a ser explorados, são as pessoas”, garantiu o homem que denunciou o esquema de vigilância de larga escala, desenvolvido pela CIA e NSA. “Não podemos confiar em ninguém”, realçou, considerando que “agem em prol deles mesmos e não em prol das pessoas” e que “os dados são sensíveis ao sistema destas gigantes”. Neste sentido, defendeu ainda que “somos os únicos que nos podemos proteger e a única forma de proteger alguém é protegendo toda a gente", concluiu.

A abertura da Web Summit foi oficializada pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, acompanhados de Paddy Cosgrave. O primeiro-ministro, pela primeira vez, não marcou presença.

A cimeira vai reunir entre hoje e dia 07 mais de 70 mil participantes, 2.150 startups e 239 parceiros, com dezenas de painéis.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade