EXCLUSIVO Em Outubro Reguengos de Monsaraz será a Capital Mundial do Enoturismo

Em Outubro Portugal recebe a quinta Cimeira da Organização Mundial de Enoturismo, da Organização Mundial de Turismo (OMT).

Hoje, no Chile, Reguengos de Monsaraz recebeu a noticia que em Outubro irá receber a quinta Cimeira Mundial de Enoturismo da OMT.

José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz disse, em exclusivo a O Turismo PT, que a Cimeira foi preparada "em estreita ligação com a Secretaria de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, logo em Janeiro de 2018; o primeiro passo foi o convite ao Secretário-Geral da OMT ao concelho de Reguengos de Monsaraz e Alentejo, numa altura em que Zurab Pololikashvili tinha acabado de iniciar funções".

O edil acrescentou que "foi uma diligência fundamental pois o nosso território ficou-lhe marcado na memória pelos melhores motivos".

Ao longo deste tempo "temos mantido contactos regulares com o Turismo de Portugal, a ARPTA (Agência de Promoção Externa do Alentejo) e ERT do Alentejo", explicou Calixto.

A cimeira e a sua realização em 2020 em Portugal, o secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou: “o enoturismo cria emprego e oportunidades aos empresários. Chega a todos as áreas da economia regional pela sua ligação à mão de obra, à gastronomia e à agricultura. Aí reside o seu grande potencial para gerar oportunidades de desenvolvimento em destinos distantes”.

José Calixto explicou, em exclusivo a O Turismo PT que "com a constituição de uma parceria institucional alargada, pois estamos a falar numa Conferência Global cuja organização é de Portugal, o Governo Portugal confiou na Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz para concretizar este momento".

Estiveram presentes na Cerimónia no Chile, Victor Silva da ARPTA, Lídia Monteiro e Catarina Sousa Pinto do Turismo de Portugal e o Embaixador de Portugal no Chile.

A Secretária de Estado do Turismo não esteve presente, mas enviou uma mensagem vídeo.

O autarca concluiu afirmando que "o símbolo desta Organização foi-nos passado pelo secretário Geral da OMT, pela Secretaria de Estado do Turismo do Chile e pelo Presidente do Enoturismo Chile".

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade