Encontrados os finalistas dos “Chatbots Tourism Awards 2020”

Destinia, Zafiro Hoteis ou as Ilhas Canarias são alguns dos seis finalistas da segunda edição do concurso de chatbots e assistentes de conversação em Turismo.


 Chatbot (programa de computador que utiliza inteligência artificial para imitar conversas com utilizadores de várias plataformas) ligados a agências de viagens, hotéis, serviços turísticos  e destinos figuram entre os finalistas da segunda edição do concurso” The Chatbots Tourism Awardas”, organizado pela Seggitur e Fitur em colaboração com Planeta Chatbot.

O concurso que acontece num contexto de Fitur Know-How&Export, tem como objectivo encontrar as melhores soluções de chatbots/voiceapps e tecnologia de conversação, tanto a nível nacional e internacional, integradas por destinos e companhias do sector turístico para melhorar a experiência dos turistas antes, durante e depois da viagem.
Os chatbots seleccionados na categoria de destino turístico foram:

“Taro”, o chatbot da Entidade Empresarial Local-Centros de Arte Cultura e Turismo.

Foi criado por Lanzarote para ajudar os turistas que procuram informação de lugares de interesse, restaurantes, etc..

“Canaryfulness”, sons relampejantes da natureza das Ilhas Canarias. Trata-se de uma invenção de Amazon Alexa que consta de sete canções que representam cada uma das Ilhas.

“Quito Guide”. Este chatbot está no Messenger do Facebook disposto a explicar qualquer dúvida sobre a capital equatoriana: cultura, lugares, história e localização.

Na categoria de serviços turísticos os selecionados foram:

“Nicehop”. Um chatbot ao qual se pode aceder através de WhatsApp. Dá informação sobre as melhores ofertas para viajar.

“Zalia” de Zafiro Hoteis. Conta com mais de 200 intervenientes e é de grande ajuda para facilitar o processo de reserva de quartos, informação geral.

Cuenta con más de 200 interacciones y es de gran ayuda para facilitar el proceso de reserva de habitaciones, información general.


“Iris” de Destinia. Disponivel no WhatsApp e Facebook, tem como objectivo ajudar os utilizadores a encontrar as melhores ofertas, tanto de voos como de hotéis seguindo a filosofia Destinia, incluindo apoio no esclarecimento de dúvidas que podem surgir no processo de compra: como e onde pagar.

Os Chatbots finalistas serão avaliados por um júri formado por representantes da Fitur, Turespaña, IBM, Município de Málaga, planeta Chatbot e Segittur.
Os vencedores serão conhecidos quinta 23 de Janeiro no contexto da Fitur Know-How & Export.

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