O Melhor Destino do Mundo, Portugal, está na FITUR

O “Melhor Destino do Mundo” apresenta-se na 40ª edição da FITUR, com as Agencias de Promoçao Nacionais.

Pela terceira vez consecutiva o Turismo de Portugal não está representado na FITUR, impedindo a promoção do produtos nacionais e principalmente do destino Portugal.

Apenas estão representadas as regiões de Turismo, individualmente, juntamente com os players do sector que este ano serão 162 empresas.

O stand com 915 m2 estará como habitualmente no Pavilhão 4 onde estão localizados outros europeus.

Em termos oficiais marcarão presença o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e  Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo .

Recordamos que Portugal se estreia na FITUR Gay com o apoio da Associação Variações, como anteriormente foi noticiado por O Turismo PT.


A presença portuguesa nesta feira internacional de turismo fica marcada pelo “reconhecimento, por parte da Organização Mundial do Turismo (OMT), do Observatório de Turismo dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve, que passam a integrar a sua Rede Internacional de Observatórios (INSTO)".

Em comunicado o Turismo de Portugal salienta que "a criação de observatórios de sustentabilidade, nas diversas regiões do país, que permitam um conhecimento aprofundado dos impactos da actividade no território e uma maior eficiência no planeamento e gestão dos destinos, é um dos objectivos estratégicos". Pretendendo contribuir para "afirmar Portugal como líder internacional em matéria de sustentabilidade, uma das metas da Estratégia Turismo 2027".

Com a adesão e reconhecimento destes observatórios na rede de Observatórios da OMT, Portugal "será o único país europeu com três observatórios na rede", que já integra projectos de Espanha, Croácia, Grécia e Itália. Será assim o terceiro país do mundo com mais observatórios, depois da China (9) e Indonésia (5).

Durante a FITUR, nas High-Level Sessions organizadas pela WTTC - World Travel &Tourism Council e na Sessão FITUR Talent 2020, responsabilidade da OMT, o Turismo de Portugal vai partilhar “as internacionalmente reconhecidas Boas Práticas no âmbito da Formação e RH em turismo e receberá também o prémio de Melhor Destino Turístico Acessível do mundo, atribuído em 2019”.

No âmbito da inovação, o concurso da OMT dedicado às startups do turismo, foi ganho por duas empresas portuguesas, HiJiffy e Live Electric Tours, nas categorias Innovative Tourism Solutions e Sustainability, respetivamente.

Em 2020, “a estratégia e as prioridades de actuação no mercado estão focadas em responder aos desafios identificados na Estratégia Turismo 2027”, como por exemplo a coesão territorial, a atenuação da sazonalidade e ao crescimento em valor, dando destaque a uma oferta diferenciada e autêntica, capaz de captar turistas com maior poder de compra.

Neste âmbito, estão já em curso diferentes projectos de cooperação transfronteiriça, com o propósito de reforçar as identidades locais, o património cultural e produtos turísticos comuns, de que são exemplo: Discover Duero Douro;  Fortificações Fronteiriças: Promoção do Turismo Cultural Transfronteiriço;  EUROACE Alentejo-Centro-Extremadura;  Eurorregión Destino Turístico Inteligente (EDIT), a criação de uma plataforma digital de promoção do turismo rural em Espanha e Portugal – SEGITTUR;  e a iniciativa europeia Wine and Senses.

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