Aproxima-se o sétimo Festival de Sopas de Sernancelhe

por: Zita Ferreira Braga

Vem aí o 7º Festival de Sopas de Sernancelhe que junta 18 Associações, 10 ranchos folclóricos e milhares de litros de sopa

A poucos dias da 7ª edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos, Sernancelhe prepara-se para acolher milhares de pessoas para aquele que é “um evento singular, que alia a manifestação etnográfica proporcionada por dez ranchos folclóricos do nosso País ao saber ancestral da confeção das sopas”.

A 14, 15 e 16 de Fevereiro, 18 associações do concelho vão criar milhares litros de sopa, prometendo sabores distintos, “ricos em produtos endógenos, condimentados com cultura, tradição e as marcas autênticas da identidade sernancelhense”.

Na abertura oficial do evento estará Nuno Gonçalves, o Vice-Presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro, e que é também Presidente do Município de Torre de Moncorvo.

Tendo como objectivo dar a conhecer Sernancelhe enquanto território que privilegia a memória cultural do seu povo, o “Festival de Sopas e Encontro de Ranchos é um evento que posiciona o concelho como território apostado na valorização dos saberes e sabores de antigamente, e que valoriza as receitas e técnicas de confeção das suas aldeias, tanto de montanha como daquelas que são vizinhas do Rio Távora.”

Por outro lado, o evento vai ao encontro do conceito de cultura biológica, ainda muito presente nas pequenas explorações das aldeias, apresentando uma mostra de “18 sopas confecionadas com ingredientes trazidos pelas associações participantes”.


Deste modo os milhares de visitantes do Festival poderão provar “sopas originais, sopas únicas”, que resultam do “somatório dos sabores da terra ao saber”, passados de geração em geração e que, caso não fossem postos em prática com iniciativas como o Festival de Sopas, corriam o risco de se perder.


A par da sabedoria gastronómica de cada associação, o evento contará com a etnografia, trazida ao Expo Salão de Sernancelhe por ranchos de Gouveia, Ponte de Lima, São Brás de Alportel, Trofa, Viseu, São Mamede Infesta, Ílhavo, Guimarães, Penedono, bem como os do concelho, numa demonstração da cultura de várias províncias históricas de Portugal como Beira Alta, Beira Litoral, Douro Litoral, Minho e Algarve.


A 7.ª edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos decorrerá de 14 a 16 de Fevereiro, no Expo Salão, onde será possível visitar exposições de artes e ofícios, contactar com usos e costumes de antigamente e “degustar gratuitamente as sopas que contam a história do nosso povo”.

Durante três dias, o Festival das Sopas, que terá entrada livre e dezassete sopas para prova, contará com “uma exposição etnográfica das artes e dos ofícios de antigamente, onde não faltarão as antigas cozinhas da aldeia, as tabernas e os espaços agrícolas típicos dos meios rurais”.
A abertura oficial terá lugar no dia 14, e a actuação musical será da responsabilidade da Tuna Sabores da Música, de Viseu.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways