Woodstock, o festival que aterrorizou a América mas libertou o pensamento

Fazenda de Max Yasgur, onde aconteceu o Festival de Woodstock.

 


Michael Lang, John P. Roberts, Joel Rosenman e Artie Kornfeld. Roberts e Rosenman financiaram, um projecto dirigido a jovens com músicas diferentes mas sem capital financiador acabou por evoluir para um festival de música e artes ao ar livre.

Mesmo sendo considerado um investimento arriscado o projecto sonhava um retorno financeiro. As entradas foram vendidas em lojas de disco e na área metropolitana de Nova York, ou via correio através de uma caixa postal.

O custo era de 18 dólares, mais ou menos 75 dólares actuais, ou 24 dólares no mesmo dia.

Foram vendidos antecipadamente 186 000 ingressos e a organização pensou em cerca de aproximadamente 200 000 pessoas.
Mas o que aconteceu foi que mais de meio milhão de pessoas apareceram, “derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.” Foi assim o primeiro dia do festival.

Esta enchente repentina deu origem a congestionamentos de trânsito inesperados, e acabou por bloquear a Via Expressa do Estado de Nova York e transformando Bethel numa "área de calamidade pública"

 Uma vez que as instalações do festival não estavam equipadas para “saneamento ou primeiros-socorros para tanta gente, centenas de pessoas foram obrigadas a lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene.”]

Jimi Hendrix foi o último a tocar no festival. Devido aos atrasos provocados pela chuva no domingo, Jimi subiu ao palco somente pelas 08:30 da manhã de segunda-feira.
O público, que teria chegado aos 400 000 pessoas durante o festival, era agora somente de 30 000.

Muitos deles apenas esperavam ver um pouco de Jimi no palco para ir embora durante sua apresentação.
Hendrix e sua nova banda, Gypsy Sun and Rainbows (apresentada como The Experience, o que foi corrigido por Jimi), tocou durante duas horas.
A sua versão psicadélica do hino nacional dos Estados Unidos ocupou 3/4 de sua apresentação, tendo sido seguida por Purple Haze.

A canção se tornou "parte do zeitgeist dos anos 1960" por ter sido registrada para a posteridade pelo filme Woodstock. A imagem de Jimi tocando vestindo sua jaqueta de couro branca com contas azuis e franjas e um cachecol vermelho foi, desde então, considerada um momento definidor dos anos 1960.

Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um helicóptero), e quatro abortos

Ainda assim, em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 1960, Woodstock satisfez a maioria das pessoas que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.


Depois do festival, Max Yasgur, proprietário do local do evento, disse que havia sido uma vitória da paz e do amor, pois quase meio milhão de pessoas, com um imenso potencial de revolta e desastre, gastaram três dias com música e paz em suas mentes. Ele disse: "se nos juntarmos a eles, poderemos vencer adversidades que são um problema para o país atualmente, e ter a esperança de atingir um futuro mais pacífico e brilhante...

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade