Revive: Concessionados Convento do Carmo, em Moura, Quartel do Carmo, na Horta

por: Zita Ferreira Braga

No âmbito do Programa Revive, foram assinados os contratos de concessão, por 50 anos, do Convento do Carmo, em Moura, ganho pelo grupo SPPTH, e do Quartel do Carmo, na Horta (Açores), este pela Sociedade Lux Mundi.

 

A recuperação do Convento do Carmo, em Moura, poderá ter um custo entre cinco a seis milhões de euros, prevendo-se a construção de um hotel de 5 estrelas com 50 quartos. Esta unidade hoteleira incluirá um restaurante e piscinas interior e exterior.

O Convento do Carmo foi edificado em 1251 e foi o primeiro da ordem carmelita fundado na Península Ibérica, tendo sido deste convento que saíram os monges que fundaram o Convento do Carmo em Lisboa.

No Quartel do Carmo, na Horta, a previsão de custos orça os oito milhões de euros na construção de um hotel de 5 estrelas com 80 a 90 quartos.
O empreendimento irá dispor de piscina, spa e salas para reuniões.

O Quartel do Carmo, cuja construção remonta ao início no século XVII, como Convento da Ordem das Carmelitas, situa-se num planalto da cidade da Horta, com vista privilegiada sobre o porto e tendo como horizonte o mar e a ilha do Pico.

Até ao momento foram adjudicados nove imóveis do Programa Revive, que representam um investimento de 68 milhões de euros, tendo sido lançados 19 concursos públicos.”

 Estão abertos os concursos para a concessão do Mosteiro de Lorvão, em Penacova; do Forte da Ínsua, em Caminha; e do Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante.


Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo  afirmou na ocasião“a assinatura destes contratos, que vão permitir recuperar o Convento do Carmo e o Quartel do Carmo, é um momento marcante. Graças ao Revive, tem sido possível transformar imóveis que estão fechados e sem uso em activos que serão importantes factores de geração de riqueza e de criação de postos de trabalho, reforçando a atractividade de Moura e da Horta”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade