Após os incêndios de 2018, Monchique renasce sob impulso do Turismo

por: Zita Ferreira Braga

“Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” e SustenTUR Algarve são os dois projectos de valorização turística da região que vão ser apoiados com mais de 600 mil euros pelo Turismo de Portugal.


A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, deslocou-se a Monchique para presidir à assinatura dos protocolos entre os promotores e a Autoridade Turística Nacional.


Apoiado com um financiamento de 431.856 euros, “o projecto “Revitalizar Monchique – o turismo como catalisador” é promovido pela Associação Turismo do Algarve, a Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve e o Município de Monchique, com o objectivo de dotar a região de Monchique e Silves de condições atractivas para o desenvolvimento da actividade turística através da intervenção em zonas que foram atingidas pelo incêndio que fustigou estes dois concelhos em 2018.”

Até Dezembro de 2019, entre as actividades a desenvolver estão o reforço da rede de percursos pedestres e cicláveis de Monchique.

Prevista também a implementação de uma plataforma agregadora de experiências inovadoras, culturais e criativas, articuladas com a rede de percursos pedestres, visando a valorização dos produtos turísticos e do território.

A desenvolver ainda a oferta de programas e pacotes turísticos integrados, a realizar pelos agentes locais, envolvendo o Turismo de Natureza, Turismo Cultural e Criativo, bem como uma aposta na capacitação dos profissionais do sector no sentido de qualificar a oferta regional, com vista ao aumento do número de turistas e visitantes em Monchique e consequentemente, no Algarve, especialmente durante a época baixa.


Promovido pela Entidade Regional de Turismo do Algarve, o projecto SustenTUR Algarve visa “a promoção da sustentabilidade do património natural e cultural da região, junto dos visitantes e residentes, em estreita parceria com actores públicos e privados, através da realização de um conjunto de ações de capacitação, informação e sensibilização, com o objectivo de fortalecer uma cultura de turismo na região.
O projecto é apoiado com 204 mil euros e a sua execução decorrerá até 30 de Novembro de 2020.

Para Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, estes projectos “demostram a capacidade de o Turismo ser instrumento de mobilização do território e permitem promover o Algarve como destino de turismo de natureza, de gastronomia, cultural, com capacidade de atrair públicos ao longo de todo o ano”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade