Carnaval de Canas de Senhorim nomeado para as “7 Maravilhas da Cultura Popular”

O Carnaval de Canas de Senhorim, uma festa tradicional, está oficialmente nomeado para as “7 Maravilhas da Cultura Portuguesa” na categoria de Rituais e Costumes.

O Carnaval de Canas de Senhorim é considerado um dos mais antigos carnavais do país, permanecendo fiel à sua raiz, oferecendo a foliões e outros que o não são, festa, alegria e até “a contemporaneidade que os tempos actuais exigem”.


É um Carnaval de memória, mistério, partilha, proximidade e rivalidade, que o torna singular, diferente de qualquer outro Carnaval do país, refere a nota explicativa sobre o evento.

Apresenta um conjunto de características únicas, muitas delas assentes na rivalidade secular entre dois bairros (Paço e Rossio).


É habitual vermos, ano após ano, nos meses que antecedem o Entrudo, os naturais de Canas de Senhorim agirem secretamente, na preparação do Carnaval feito em enigma “entre os dois bairros, desvendado apenas no primeiro desfile de Domingo Gordo”.


O Carnaval de Canas de Senhorim distingue-se pela riqueza dos rituais e costumes, como são exemplo os Pisões, as Paneladas e as Farinhadas; o desfile no Domingo Gordo; a 2ªfeira das Velhas; o tão esperado (e original) despique na 3ª feira de Entrudo e a Batatada seguida do Enterro do Entrudo na 4ª feira de Cinzas. 


Em Canas de Senhorim o Carnaval não é uma questão de dias, é história, é paixão, são encontros. Carnaval, em Canas de Senhorim, é UMA VIDA INTEIRA!

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade