Falência da Thomas Cook deixa 150 mil turistas a aguardar repatriamento

Falência da Thomas Cook deixa 150 mil turistas a aguardar repatriamento
Divulgação

Thomas Cook, o operador turístico gigante, colapsou depois de várias tentativas de pedido de ajuda e do próprio governo a ter negado


A UK Civil Aviation Authority (CAA) anunciou que o operador turístico “cessou o trading com efeitos imediatos”, colocando mais de 20 mil postos de trabalho em risco em todo o mundo e provocando o maior repatriamento em tempo de paz., escreve o Independent

Mais de 150 mil turistas britânicos necessitam ser transportados para casa, com o governo e a CAA a alugarem aviões charters para levarem os turistas para casa sem encargos.

Mas conforme Conrad Duncan escreve no Independent, “O colapso da Thomas Cook pode ser bom para alguns… porque enquanto milhares de empregos estão em risco e os clientes estão retidos no estrangeiro, os especuladores ganham quantis como $250m ou seja £201m com a bancarrota”, de acordo com Bloomberg.

Também Simon Calder, correspondente de viagens escreve no Condor

“Condor, a companhia aérea alemã da Thomas Cook afirmou que cerca de 240.000 clientes estão “presos” nos seus voos esperando o seu regresso a casa.

E continua “é 50 por cento mais do que acontece com a sua congénere Thomas Cook Airlines sediada em Manchester


Por outro lado a BALPA, sindicato dos pilotos, questiona a decisão do governo pelo facto de não ter pago fiança pela Thomas Cook.

O sindicato reparou a Condor, uma subsidiária do operador turístico, continua a voar hoje pedindo ajuda ao governo alemão para continuar aberta.

Também Julie Palmer parceira na Begbies Traynor, uma firma especializada em reestruturação de empresas, comentou nas notícias de hoje.

Para Palmer foram muitos os factores que contribuíram para este colapso, como o Brexit e a subida das compras online, mas disse também que a direcção da empresa deveria ter tido um papel nesta ocorrência.

Fim do Ano

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade