Galeão do sal Pinto Luisa volta a dar passeios no Sado

por: Zita Ferreira Braga

Depois de submetido a uma operação de restauro, o galeão do sal Pinto Luísa voltou a navegar no Sado e retomou os passeios usuais.

 

Saliente-se que a embarcação, símbolo carismático da cultura da região de Alcácer do Sal, foi alvo de uma massiva intervenção que incidiu sobre os mastros, roda de proa, tabica e encabeços a bombordo e estibordo, cabine e sistema propulsor.

O galeão também dispõe agora de dois tanques novos, um de combustível e outro para águas limpas, tendo ainda sido renovado o WC e refeita a calafetagem.

No total, a reparação teve um custo de 140.835,00 euros, comparticipados em 85 por cento pelo FEAMP – Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, na sequência da submissão de uma candidatura pelo Município de Alcácer à ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano.

Esta viagem, a primeira desde o regresso do Pinto Luísa ao concelho a 19 de Abril, contemplou o transporte de 16 funcionários de uma empresa de madeiras, num passeio com duração de meio dia que decorreu junto à zona ribeirinha de Alcácer do Sal, sem perder de vista a histórica cidade.
O galeão volta a sair no próximo dia 20 de Maio, numa viagem de dia inteiro com 35 pessoas e almoço a bordo.


No âmbito do programa turístico do município, intitulado “Alcácer tem Vida”, está prevista, para já, a concretização de dois passeios: o primeiro será no dia 26 de Maio, das 10:00 às 13:00, e o segundo será no Dia do Concelho (24 de Junho), entre as 09:30 e as 12:30.

Quem estiver interessado  em participar deverá inscrever-se até à quarta-feira que antecede os eventos junto do Posto de Turismo, no Largo Luís de Camões, através do telefone 265 247 013, telemóvel 911 794 685.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade