Ryanair vai passar a cobrar pela bagagem de mão

por: Zita Ferreira Braga

A partir de 01 de Novembro, a Ryanair passará a cobrar seis euros pelo transporte de bagagem de mão.


Voar com a Ryanair não será mais tão barato quanto era. A companhia irlandesa, que revolucionou o mercado do transportes aéreos, está cada vez mais distante de ser vista como uma lowcost. Desta vez decidiu que a partir de dia 01 de Novembro entrara´em vigor uma nova medida que obriga os passageiros não prioritários a pagarem seis euros para poderem transportar, a bordo, bagagem de mão até 10 quilos  e oito euros para despacharem a sua mala para o porão.


A mudança no sistema vem com a nova política aplicável aos viajantes que não compraram bilhete prioritário, anunciada em agosto: os clientes com bilhete prioritário têm transporte de bagagem de mão e de porão incluída; já os clientes não prioritários que pretendam transportar bagagem de mão, terão de pagar para o poderem fazer, algo que não acontece em mais nenhuma companhia lowcost como a EasyJet, a Vueling, a Iberia, a AirEuropa e a AirLingus.


Actualmente, a Ryanair permite ao viajante com bilhete standard transportar apenas uma mala pequena ou uma mochila, no máximo com 40 centímetros de comprimento, 25 de altura e 20 de largura.
“Esta alteração”, afirma a companhia aérea quando anunciou as mudanças, “é uma forma de diminuir os atrasos nos voos que se têm verificado por complicações relacionadas com o excesso de bagagem de mão que os clientes trazem para o avião”.


A organização alega que este novo sistema é apenas uma forma de a companhia aérea ganhar mais dinheiro. Por isso, apresentou uma queixa contra a empresa irlandesa, citando o artigo 97 da Lei da Navegação Aérea espanhola:

O mesmo grupo apontou ainda que as companhias aéreas só podem cobrar pelas bagagens de mão “por razões de segurança, relacionadas com o peso ou tamanho do objecto, de acordo com as características da aeronave”.

“Esta medida é o mesmo que cobrar para se sentar no avião como se fosse uma tarifa à parte. É o mesmo porque a mala é uma necessidade fundamental quando se vai viajar, e que tem de ser satisfeita sem necessidade de se pagar um extra”, reforça o porta-voz da associação espanhola. Na sequência da queixa apresentada pela FACUA, a Agência Espanhola de Segurança e Proteção da Aviação (AESA) está a analisar a nova política de bagagem da Ryanair para verificar se está em conformidade com as leis espanholas e europeias.


Em Portugal, as questões são as mesmas, mas não se coloca a ilegalidade da medida em cima da mesa. A DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) considera que esta medida “não é ilegal”, mas que “levanta preocupações”, além de “contrariar uma prática comum do sector, pois, regra geral, os passageiros transportam bagagem, seja ela de cabine ou de porão”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade