Bairrada convida a um festim com espumante e gastronomia local

por: Zita Ferreira Braga

Espumante, vinho e gastronomia no Pavilhão de Desportos de Anadia uma festa com convite da Bairrada

.“Aqui na Bairrada - Beber & Saborear” a promoção da região dentro de portas a 14 e 15 de Setembro


Começou em 2013 e seguiu até  até 2016 como “Encontro com o Vinho e Sabores – Bairrada”, mas em 2017  foi promovida a “Bairrada Vinho & Sabores” passando a bienal, “sendo que em anos pares, com estreia em 2018, os vinhos e sabores da Bairrada viajam até Lisboa e Porto.”

Mas a partir deste momento e deste ano, este acontecimento vínico e gastronómico vai passar a chamar-se “Aqui na Bairrada - Beber & Saborear”.

O ”Aqui na Bairrada - Beber & Saborear” tem data marcada para os dias 14 e 15 de Setembro, num horário fixado entre as 15:00 e as 21:00 e as 15:00 e as 20:00, respectivamente. O local é uma estreia, tendo como palco o Pavilhão de Desportos de Anadia e não o Centro de Alto Rendimento, como tem sido hábito. O acesso é gratuito, mas quem quiser provar os néctares da Bairrada terá que adquirir o copo do evento, que tem um custo de três euros.

Para o efeito, a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) desafiou produtores da região demarcada a pôr à prova os seus néctares, desde grandes referências aos seus mais recentes rótulos. Entre espumantes, brancos, rosés e tintos – todos com certificação de Denominação de Origem DO Bairrada ou IG Beira Atlântico –, será dado relevo à diversidade e à qualidade dos néctares, bem como à tipicidade do terroir bairradino ou não estivéssemos nós na época do ano habitualmente dedicada à vindima, com as vinhas e as adegas a ocuparem o centro das atenções de quem se dedica a tão nobre actividade. O ‘Aqui na Bairrada – Beber e Saborear’ mantém o formato de outros anos, com a feira de vinhos e sabores, complementada por duas provas de vinhos comentadas – uma a 14 e outra a 15 – pelo crítico de vinhos Luís Ramos Lopes (Grandes Escolhas). 

A afirmação da identidade da Bairrada também é feita com a sua gastronomia. É certo e sabido que o destaque maior vai para o ‘Leitão assado à moda da Bairrada’ que tem sempre um toque especial quando acompanhado com o pão da Mealhada. The last but not the least, é de convir salientar a riquíssima doçaria regional, como os ovos moles de Aveiro, os Amores da Curia, as queijadas de Águeda, o Folar de Vale de Ílhavo, entre outras doces iguarias.

No 13 de Setembro, a manhã está reservada para a realização do ‘Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada’, sendo que a divulgação e entrega de prémios acontece nessa mesma noite, durante um jantar que reunirá produtores e alguns convidados.

O ‘Aqui na Bairrada - Beber & Saborear’, o ‘Concurso de Vinhos e Espumantes Bairrada’ são iniciativas promovidas pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, Associação Rota da Bairrada e Município de Anadia, com o apoio da entidade Turismo do Centro de Portugal.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade