José Avillez participa no novo reality gastronómico a exibir na Globo

José Avillez participa no novo reality gastronómico a exibir na Globo
: Victor Pollak/TV Globo

“Mestre do Sabor”, novo reality gastronómico da Globo, tem estreia marcada em Portugal para o dia 13 de Outubro


Primeiro episódio do reality gastronómico será exibido pelas 18:40, do dia 13 de Outubro na Globo. O programa, que conta com a participação do chef José Avillez, também será exibido no Globo Now

“Mestre do Sabor”, novo reality gastronómico da Globo, traz muitas novidades para o público e para os amantes de culinária.
Apresentado pelo chef francês Claude Troisgrois e pelo seu braço-direito, Batista, o programa também será exibido no Globo Now, com o primeiro episódio a ser exibido no dia 17 de Outubro.

Os chefs José Avillez, Leo Paixão e Kátia Barbosa vestem a pele de mestres e irão auxiliar e avaliar as habilidades dos 24 concorrentes em prova.

Em “Mestre do Sabor”, os ingredientes e produtos brasileiros têm lugar de destaque. Eles são “os aliados dos grandes talentos e resgatam a tradição e afectividade da cozinha tradicional brasileira.”

Estão presentes em todo o programa, nos itens do mercado e nas dicas trazidas para as provas, directamente do palco do programa, com personagens de histórias inspiradoras vividas na gastronomia regional. À disposição dos concorrentes há um estúdio montado com tudo que um chef profissional poderia sonhar: “ilhas de cozinha equipadas com utensílios e eletrodomésticos de última geração e um mercado recheado de temperos, especiarias e ingredientes tipicamente brasileiros, disponível e com acesso ilimitado aos competidores durante todo o tempo de preparação das receitas.”

A cozinha de “Mestre do Sabor” tem 12 bancadas individuais. São 220 pratos de cerâmica e porcelana, feitos especialmente para o programa; 120 facas distribuídas em 24 estojos individuais com cinco unidades cada um; mais de 600 utensílios; dez unidades de cada electroportátil; e cerca de 350 itens no mercado, além de uma mistura entre equipamentos de uso profissional e doméstico.

Um dos nossos maiores desafios foi com as frutas e verduras, tanto por uma questão de armazenamento quanto pela estação do ano em que esses itens estão em tempo de colheita. Tivemos que pesquisar muito e colocar em planilha todos esses dados”, explica a produtora de arte Regina Reyes. “Trouxemos especiarias de todas as regiões do Brasil. Uma das encomendas, e que nós seguimos à risca, foi de que, olhando para esse mercado, a dona de casa identificasse a geladeira dela”, conta Regina.


O elenco do programa e os 24 competidores terão um cenário à altura, preparado durante quatro meses, entre pré-produção e montagem, pela equipa do cenógrafo Fernando Schmidt. São 700 metros quadrados divididos em quatro espaços.
O palco com as ilhas de cozimento acomoda todos os participantes em ação com facilidade, além de preservar espaços para a circulação de quem filma.

Bem ao centro dele, atrás de um grande telão de LED que abre e fecha como uma porta ao longo dos episódios, fica a sala dos mestres, para onde Avillez, Kátia, Leo e Claude se dirigem na hora de degustar os pratos às cegas. O mercado é dividido em duas partes iguais nas laterais do palco, facilitando o acesso a todos os competidores. E com visão frontal para todos os espaços fica posicionada a plateia, que comporta até 300 pessoas.

Fernando conta que o objectivo era transformar o espaço no ambiente ideal para um grande programa de culinária. “Criamos uma praça, um tabuleiro de jogo onde as peças fossem as bancadas, guardando as distâncias e posicionamento necessários para a captação da cena dentro do espaço de que dispúnhamos. Também existia a necessidade de criar um espaço reservado para os mestres e que, ao mesmo tempo, pudesse estar conectado ou não com o tabuleiro das bancadas”, diz o cenógrafo.


Prato de entrada – Para garantir uma das 24 vagas na competição culinária, chefs profissionais de todo o Brasil preparam o seu melhor prato na cozinha. Os três mestres – José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão – degustam os pratos sem saber quem os cozinhou. As avaliações são individuais. A cada uma, o trio decide se o candidato merece uma vaga na sua equipa para seguir na competição. Se mais de um mestre aprovar o candidato, ele é quem escolhe a equipa em que vai entrar. As três equipas seguem para a próxima fase com oito integrantes cada um.


Na pressão – A fase tem duas etapas. A primeira, no formato equipa contra equipa, é o “Menu Confiança”. As equipas cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta os seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. A equipa que receber o voto de Claude está imune na segunda prova. A segunda etapa é a “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.


Duelos – Esta etapa tem duelos em “mata-mata”. A cada episódio, duplas são formadas, independente das equipas e por escolha dos próprios cozinheiros, para a realização da prova. Dessa vez, os chefs disputam a preferência dos mestres. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na competição.


Na balança – A fase tem duas rodadas de provas individuais. Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, o seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal. Os chefs restantes cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.


Semifinal
– A semifinal também acontece em duas partes. Os seis chefs nesta etapa cozinham o seu melhor prato. Desta vez, Claude volta ao papel de avaliador. Ele degusta todos os pratos e coloca dois participantes na final. Numa segunda rodada individual, os mestres assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante. A fase termina com quatro finalistas.


Final
– A fase tem duas etapas e definirá o grande campeão.
O “Mestre do Sabor” leva para casa um prêmio de R$ 250 mil (cerca de 55 mil euros).

“Mestre do Sabor” tem estreia marcada para as 18:40 de 13 de Outubro. No Globo Now o primeiro episódio do programa vai para o ar no dia 17 de Outubro.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade