Para João Fernandes "as praias estão a ser desinfectadas pela radiação solar"

por: António Manuel Teixeira
Para João Fernandes "as praias estão a ser desinfectadas pela radiação solar"
O Turismo PT

A Turismo do Algarve foi convidada, pelo Operador Turístico Tour10, para um webinar esta segunda-feira, dia 27, para abordar temas como a segurança e ofertas na região.

 

O Presidente da Turismo do Algarve avançou que tem "a informação que as principais companhia aéreas retomam as suas ofertas em Junho". No entanto aponta para Julho "o mês para que a oferta esteja disponível". Afirmou ainda existir "uma pescadinha de rabo na boca", uma vez que os "operadores perguntam quais as ofertas existentes e a oferta pergunta quando começam a operar".
David Saad, do Tour10, revelou que "temos recebido muitos contactos a perguntar para quando podem ir para o Algarve e ilhas espanholas", os principais mercados do Operador Turístico.

João Fernandes garantiu que "não vai faltar oferta para a procura", vincando que "a oferta terá sempre capacidade de absorver a procura". Para o segmento LGBT explicou "vamos fazer a abertura em Junho", mas "estamos a reunir com os estabelecimentos".

A iniciativa que foi implementada há alguns anos na região, a "365 dias Algarve", que permite que ao longo do ano existam eventos culturais de menor ou maior dimensão foi suspensa devido à pandemia mundial. O Presidente da Turismo Algarve afirmou que "os primeiros eventos serão os que se realizarão ao ar livre", mas, os "de pequena dimensão". Embora tenha referido que quanto a datas de retoma dos mesmos "não posso adiantar nada", uma vez que está tudo dependente "das orientações da Direcção Geral de Saúde (DGS)". No entanto não deixou de salientar que estão "a reinventar os espectáculos/eventos".

O Algarve é um destino com muita oferta de actividades marítimas, como por exemplo passeios de barco. Sobre a retoma dessas actividades a Turismo do Algarve tem estado reunida com a Associação de Portos de Recreio para encontrarem a melhor forma e o melhor momento da retoma dessas actividades.

Sobre aquilo que o turista mais procura, quando vai para o destino, João Fernandes vincou que "nunca esteve em causa o encerramento das praias", complementando que "o distanciamento social é garantido", embora não tenha explicado de que forma. Em relação à desinfecção afirmou que a "radiação solar desinfecta", complementando com "as praias estão a ser desinfectadas pela radiação solar". No entanto "no final do dia irá existir uma desinfecção", mas sem explicar de que forma. No final de todo este tempo de confinamento "todos nós estamos a precisar de fazer fotossíntese".

A Turismo Algarve tem "todo o interesse em receber as pessoas", vincando novamente para que não exista nenhuma dúvida que "haverá praias abertas". A promoção do destino a nível nacional "é importante e estamos a pensar fazê-la".

Referente à formação dos que irão servir os turistas, o dirigente explicou que "a AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal) está bastante avançadas na formação" que tem estado a prestar aos seus associados. Também "já começamos a receber propostas de empresas para dar formação", no entanto "o Turismo de Portugal, através das suas Escolas de Hotelaria está a criar formações".

João Fernandes recordou que "não vivemos numa ditadura" e os portugueses "têm dado uma boa resposta" às medidas implementadas pela DGS. E fez um apelo à Agências de Viagens "para informar os clientes das contingências e do distanciamento social". Recordou que "ainda não existem regras muito específicas" sobre o que vai acontecer ao principal mercado algarvio, o Reino Unido. isto porque vão "aumentar ainda o número de casos", tendo as fronteiras encerradas. Culminou com "nós temos que estar preparados para viver. Vamos viver com esta realidade".

 O Operador Turístico Tour10 vai realizar outro webinar, desta vez com os hoteleiros, no próximo dia 29 de Abril às 11:00. Inscreva-se.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways