Promoção Turística comum um projecto do Centro e de Castela e Leão

por: Zita Ferreira Braga

Vinho, Gastronomia e Património da Humanidade são as áreas a incluir no projecto discutido em Valladolid

O Centro de Portugal e Castela e Leão decidiram intensificar a sua cooperação transfronteiriça ao nível do turismo.

As duas regiões vizinhas, uma em Portugal e outra em Espanha, “irão promover-se como um só destino em feiras e eventos internacionais”.

Este avanço, numa relação que já era próxima, ficou decidido durante uma reunião de trabalho, que teve lugar em Valladolid, “entre as entidades que coordenam a actividade turística nos dois territórios”.

A reunião sentou à mesma mesa Estrella Torrecilla Crespo, directora geral de Turismo da Junta de Castela e Leão, e Pedro Machado, presidente da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal (ARPTCP) e da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, além de directores e técnicos destes organismos e da Fundação Siglo para o Turismo e as Artes de Castela e Leão.

O encontro aconteceu no âmbito da Feira Internacional de Enoturismo, que teve lugar 12 e 13 de Fevereiro em Valladolid.

Neste encontro de trabalho, “foram abordados os projectos de promoção conjunta de produtos turísticos já em vigor entre Centro de Portugal, Castela e Leão e a Extremadura espanhola, tendo sido destacadas algumas ações realizadas, como a participação conjunta da Eurorregião EUROACE (Centro de Portugal, Alentejo e Extremadura) em iniciativas promocionais, em Bruxelas e em Xangai.”


Foram igualmente apresentados os  projectos transfronteiriços que já estão a decorrer, no âmbito dos programas europeus RESOE - Macro Região do Sudoeste Europeu (Centro de Portugal, Porto e Norte, Castela e Leão, Galiza, Astúrias e Cantábria), Rede de Cidades Cencyl (Aveiro, Figueira da Foz, Coimbra, Viseu, Guarda, Ciudad Rodrigo, Salamanca e Valladolid), CRECEER (cooperação empresarial em ambientes transfronteiriços rurais, que junta Centro de Portugal, Porto e Norte, e Castela e Leão) e NAPOCTEP (Rotas Napoleónicas no Centro de Portugal e Castela e Leão).

Estrella Torrecilla Crespo propôs avançar-se com um projecto no âmbito do SUDOE, programa de cooperação territorial do espaço sudoeste europeu, que envolva cinco regiões: Centro de Portugal, Porto e Norte, Alentejo, Castela e Leão e Extremadura. O objectivo será a promoção conjunta de três produtos turísticos fundamentais para estes territórios, nomeadamente o Vinho, a Gastronomia e o Património da Humanidade classificado da UNESCO.

A proposta foi acolhida com entusiasmo por Pedro Machado, que lembrou que o Vinho e o Enoturismo foram considerados como uma prioridade para Portugal em 2020. Da mesma forma, ambos os dirigentes sublinharam a vantagem de se promover um destino que, em conjunto, reúne “28 patrimónios UNESCO”.


Em cima da mesa ficou também a possibilidade de se incluir neste projecto a formação e qualificação de recursos humanos, em especial nas áreas da gastronomia e enoturismo, uma vez que a falta de recursos humanos qualificados é uma lacuna comum a ambos os países.

A próxima reunião deste projecto, com todas as entidades envolvidas, vai acontecer durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, em março.


Pedro Machado, presidente da região de Turismo do Centro, afirmou satisfeito  “A mensagem que fica de uma reunião tão produtiva é a de que é muito importante trabalhar as regiões Centro de Portugal e Castela e Leão como um só destino, onde não haja fronteiras. Estamos a dar passos sustentados nesse caminho. Esta reunião abriu as portas a novas possibilidades de promoção mútua”,

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade