Muita chuva e vento forte para quinta e sexta-feira

por: Mafalda Bettencourt

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para inundações e quedas de árvores devido à chuva forte que está prevista para as próximas 48 horas.

 

Num aviso à população, a Protecção Civil refere que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê, para as próximas 48 horas, um agravamento das condições meteorológicas, com precipitação persistente e por vezes forte, trovoadas e agitação marítima na costa ocidental.

A ANPC adianta que, na quinta-feira, prevê-se períodos de chuva persistente e por vezes forte, passando a aguaceiros fracos a partir do início da tarde nas regiões Norte e Centro e estendendo-se gradualmente à região Sul.

Para sexta-feira, a Protecção Civil refere que estão previstos aguaceiros fracos até ao início da tarde no litoral a norte do Cabo Carvoeiro, em especial no Minho.

A Protecção Civil refere também que, a partir do final da tarde de hoje e até ao meio da tarde de quinta-feira, haverá ondas de oeste e noroeste com quatro a cinco metros, na Costa Ocidental.

Face a estas previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo e cheias rápidas em meio urbano por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem,

De acordo com a Protecção Civil, podem ainda ocorrer inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis, inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem, danos em estruturas montadas ou suspensas e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, além de queda de ramos ou árvores e possíveis acidentes na orla costeira.

Como medidas preventivas e de autoprotecção, a ANPC aconselha a população para garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, adopção de uma condução defensiva e para que não atravessem zonas inundadas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas, ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas e na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas são outros conselhos da ANPC.

Texto: Lusa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade