Estados Unidos retaliam: companhias chinesas proibidas de voar para os EU

por: Zita Ferreira Braga
Estados Unidos retaliam: companhias chinesas proibidas de voar para os EU
Divulgação

Governo norte americano, depois da China ter decidido impedir a entrada das norte-americanas United Airlines e Delta Air Lines em território chinês, responde da mesma moeda.



É o último sinal de tensão entre estes dois “chamados” gigantes económicos.

Deste modo e a partir de 16 de Junho, “o Governo norte-americano quer impedir as companhias aéreas chinesas de voarem para os Estados Unidos”.


Departamento dos Transportes divulgou aquela posição do governo , justificando a decisão “como uma punição a Pequim por esta se recusar a permitir que as companhias aéreas dos EUA retomem os seus voos para a China, após meses de restrição devido à pandemia do novo coronavírus”.


Segundo a BBC, esta decisão aplica-se a quatro companhias aéreas: Air China, China Eastern Airlines, China Southern Airlines e Hainan Airlines.

“O Departamento continuará a lidar com os nossos parceiros chineses para que as transportadoras americanas e chinesas possam exercer plenamente os seus direitos bilaterais”, sublinha um comunicado, referindo-se ao facto de considerar que a China está a violar um acordo entre os dois países.

“Entretanto, permitiremos que as transportadoras chinesas operem o mesmo número de voos regulares de passageiros que o Governo chinês permite às nossas”, acrescenta o comunicado.

O Departamento de Transportes diz ainda que, “se houver justificação política para esta decisão”, a medida poderá ser antecipada.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade