Bona, nos 250 anos do nascimento de Beethoven

por: Zita Ferreira Braga
Bona, nos 250 anos do nascimento de Beethoven
Michael Sonderman

À descoberta de Bona, a cidade de Beethoven, uma cidade a visitar em 2020, segundo a Lonely Planet

No ano em que se comemoram os 250 anos do nascimento de Ludwing van Beethoven todos os caminhos vão dar a Bona, sua terra natal.

O museu dedicado ao compositor, totalmente renovado, e o festival Beethovenfest, este ano com mais concertos, são bons motivos para a visitar mas Bona é muito mais que a música desse génio de nome Ludwig van Beethoven


Situada a cerca de 30 quilómetros de Colónia, Bona é uma cidade especial.
Além de ter sido capital da Alemanha ocidental entre 1949 e 1991 (quando, com a reunificação do país, passou o testemunho a Berlim), foi aqui que nasceu, há 250 anos, Ludwing van Beethoven, o compositor clássico, talvez um dos mais  escutados em todo o mundo. “Não há quem não conheça o Hino à Alegria da sua 9ª Sinfonia, tão popular que é regularmente usado como banda sonora na publicidade de grandes marcas internacionais.


A terra natal de Beethoven, onde viveu até aos 22 anos – antes de se mudar para Viena, na qual viria a falecer em 1827 – vai celebrar o seu 250º aniversário até Dezembro.
Esta é, portanto, uma excelente oportunidade para viajar até lá, tal como sugere a reconhecida editora Lonely Planet, que incluiu Bona no Top 10 das cidades a visitar em 2020.

Eis algumas atrações e eventos incontornáveis na ex-capital alemã, que fica à curta distância de um voo directo desde Portugal.

1. A “nova” casa de Beethoven

No centro da cidade, mais concretamente na Bonngasse nº 20, Beethoven nascia a 16 de Dezembro de 1770, data presumível tendo em conta que foi batizado no dia seguinte.
Adquirida pela Associação Beethoven-Haus, a casa foi transformada num museu que inaugurou em 1893, agora totalmente remodelado e ampliado para celebrar o 250º aniversário.

Reaberto em Dezembro último, exibe “a mais importante coleção do mundo, integrando manuscritos originais, retratos, mobiliário, instrumentos musicais e objectos do quotidiano, incluindo aparelhos que o compositor usou para combater as crescentes dificuldades auditivas – uma visita definitivamente a não perder para conhecer melhor o homem, o artista e o seu imenso legado intemporal.”


2. Beethovenfest

Todos os anos, no Outono, Beethoven é celebrado num conhecido festival que conta com a participação de solistas e orquestras de renome mundial e dá a conhecer jovens talentos.
Foi criado em 1845, com o apoio do também compositor Franz Liszt, seu grande admirador, e neste ano de comemoração do 250º aniversário terá mais uma edição já de 13 a 22 de Março.

O evento habitual irá realizar-se de 04 a 27 de Setembro. Em ambos os casos convém adquirir os bilhetes com bastante antecedência (alguns concertos já estão esgotados). 


3. Muitos museus

Entre as principais atrações de Bona contam-se igualmente os seus mais de 20 museus.
Um deles é a “Haus der Geschichte”, ou “Casa da História”, que proporciona uma autêntica viagem no tempo ao período entre o final da II Guerra Mundial e a reunificação; outro é o “Kunstmuseum”, com um dos acervos mais completos do expressionismo alemão, além de arte contemporânea; outro ainda é o “Bundeskunsthalle”, Salão de Arte e Exposições, facilmente reconhecível pelos seus três cones azuis projectados por Gustav Peichl, que acolhe múltiplas e interessantes exposições temporárias ao longo do ano.

A própria universidade, onde estudaram ou lecionaram personalidades como Karl Marx e o Papa Bento XVI, possui vários museus e um Jardim Botânico.

4. Coração verde

Um verdadeiro símbolo da cidade é o parque Rheinaue, com 160 hectares, uma área quase tão grande quanto todo o centro de Bona e um dos locais preferidos dos seus habitantes.
Possui um lago de 15 hectares, sendo possível alugar barcos a remos para passeios; um Jardim Japonês e um Jardim de Rosas; 45 quilómetros de percursos para caminhadas, skate park e outras zonas dedicadas à prática desportiva.
Também tem restaurantes e, como não poderia deixar de ser, esplanadas onde relaxar e beber uma boa cerveja alemã.

 

5. Rio luminoso

A 02 de Maio, como acontece habitualmente no primeiro sábado do mês, volta a realizar-se o grandioso Rhein in Flammen, ou Reno em Chamas, espectáculo de fogo de artifício que dá um colorido muito especial ao rio Reno, às suas margens e aos principais monumentos de Bona. Cerca de seis dezenas de barcos iluminados contribuem também para um evento único e muito popular, atraindo anualmente milhares de pessoas.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade