KLM expulsa casal espanhol por não falar inglês

por: Zita Ferreira Braga

A tripulação de um avião da KLM expulsou de bordo dois passageiros espanhóis, que não falavam inglês, depois de um desentendimento provocado por um computador portátil.


Uma discussão com o pessoal de voo foi a causa da expulsão de um casal de espanhóis do voo da KLM 1707 que na segunda feira passada fazia a ligação Amsterdam Madrid.

O incidente que se tornou viral nas redes sociais por ter sido gravado por outros passageiros, aconteceu quando elemento da tribulação mudou de lugar a mala de mão dos passageiros.
De imediato o homem repreende em espanhol o funcionário dizendo-lhe que “ a mochila tem um computador lá dentro”.

O funcionário responde-lhe em inglês, e o passgeiro não entende as explicações ate que a situação se complica de tal forma que o comandante se vê obrigado a expulsar o casal.

Disse-lhe para por favor não mexesse na mochila porque tinha lá um computador e que não queria que mo estragasse. Chegou o comandante e sem se dirigir a mim disse que nos expulsava do avião”, lamentava-se o homem enquanto se dirigia à passagem para abandonar o avião. Perante esta situação choveram críticas em defesa do casal por parte de outros passageiros, do tipo “isto é o que se passa na KLM”, “Estamos consigo”, ou ainda “vamos fazer queixa por si”.

Um deles relatou no Twitter a conduta dos empregados e rotulou a KLM de “vergonha de Companhia”: “Voo Amsterdam- Madrid. Expulsam um passageiro espanhol de um avião porque não há ninguém na tripulação que saiba falar com ele na sua língua. “O piloto afirmou que era impossível falar com ele”.


O avião acabou por descolar de Amsterdam mas sem o casal de espanhóis.

Em comunicado tornado público dias depois a KLM assegurava que “lamentava profundamente o sucedido e os inconvenientes causados a alguns passageiros”.

No entanto a companhia defende os seus trabalhadores porque “ fizeram o possível para ajudar o casal a guardar a sua bagagem de mão.” “ este procedimento é necessário, para cumprimento dos padrões de segurança da companhia”, sustenta  a companhia aérea

Devido aos momentos de tensão, os empregados, continua o comunicado, viram-se obrigados a expulsá-los, “para evitar mais atrasos aos outros passageiros” quando um dos passageiros “se negou em repetidas ocasiões” a seguir as instruções da tripulação. KLM indicou que “todos os membros da tripulação falam holandês e inglês” e os chefes de cabina” recebem formação pelo menos em espanhol, francês e alemão”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways