CP cria a ligação de Viana do Castelo a Lisboa ,em Intercidades, já em Julho

por: António Manuel Teixeira

A CP (Comboios de Portugal) vai inaugurar, em Julho, a ligação directa do serviço Intercidades entre Viana do Castelo e Lisboa.

 

O litoral português ficará todo ligado por comboios rápidos, já a partir de Julho, com a abertura da rota Lisboa - Viana do Castelo - Lisboa.

Isto acontecerá na altura em que for inaugurada a primeira fase da electrificação da linha do Minho.

No troço Nine-Viana, estes comboios vão efectuar paragem nas localidades de Trofa, Famalicão, Nine, Barcelos e Barroselas.

Apenas existirá um comboio directo em cada sentido, estando a oferta programada para se sair de Viana de manhã e chegar a Lisboa ao meio-dia. O regresso de Santa Apolónia pelas 17:30 e chega ao Porto às 20:46, seguindo depois para Viana do Castelo.

Ou seja, a rota foi criada para beneficiar quem está em Viana e pretende vir a Lisboa. No entanto, os passageiros que pretendam ir a Viana, terão de pernoitar para poder regressar no dia seguinte.

O tempo de percurso ganho é pouco significativo, apenas sete minutos por comparação com a situação actual em que se faz transbordo em Campanhã.

No entanto, será possível embarcar num comboio em Santa Apolónia ou no Oriente e sair no centro de Viana do Castelo, conforme noticiou o Público.

A electrificação até Viana é a primeira fase de um projecto global, com um investimento superior a 80 milhões de euros, que pretende levar a catenária (cabo de alta tensão que fornece energia eléctrica aos comboios) até Valença, na fronteira com a Galiza.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade