Governo promove reunião sobre a Linha da Azambuja

por: Zita Ferreira Braga

O Ministério das Infraestruturas e da Habitação promove uma reunião sobre as questões relacionadas com a Linha da Azambuja e o contágio nela existente



Ministério das Infraestruturas e da Habitação vai promover nos próximos dias uma reunião sobre as condições de transporte dos passageiros que utilizam a Linha da Azambuja sobretudo os que trabalham nas  empresas de logística da região. 


A reunião contará com a presença do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador regional de Lisboa e Vale do Tejo do combate à pandemia da covid-19, Duarte Cordeiro.

Para além dos acima mencionados estarão também presentes representantes das empresas CP e IP, a Câmara da Azambuja e ainda das  empresas da plataforma logística. 

No que respeita à  Linha da Azambuja, em nota de imprensa o ministério informa sobre os dados da lotação nestes comboios em hora de ponta. “Tomando como exemplo o dia de hoje, 11 maio de 2020, o comboio 16001, que é o primeiro comboio a chegar à estação do Espadanal (a que serve a plataforma logística da Azambuja) vindo de Lisboa, trazia 108 pessoas a bordo, numa automotora que tem capacidade para 700 pessoas (15,4%, um valor muito inferior aos 2/3 permitidos por lei).
E acrescenta que “Esta tem sido aliás a média de lotação dos comboios que servem nesta linha à hora de ponta”. 


E a nota acima referida termina referindo que “Importa esclarecer ainda que, mesmo antes da pandemia e já depois da inclusão do passe único, a média de lotação destes comboios já era inferior a 50%.”

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade