Frio, passa a muito frio aviso amarelo em alguns distritos

O frio vai continuar e a descida das temperaturas mínimas irá acentuar-se a 08 de Janeiro.

 


O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), na informação divulgada esta segunda-feira colocou sob aviso amarelo os distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Beja, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal e Vila Real.

A previsão do IPMA para esta segunda feira é de Céu pouco nublado ou limpo, com acentuado arrefecimento nocturno, e ainda formação de geada, em especial no interior.

Céu pouco nublado ou limpo, com vento em geral fraco do quadrante leste, temporariamente do quadrante norte no litoral oeste durante a tarde, soprando por vezes moderado a forte (25 a 45 km/h) nas terras altas.

Formação de geada, em especial no interior, e ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial nos vales e terras baixas.

Com o frio a entrar na casa dos portugueses, há recomendações que a população deve seguir tanto dentro de casa como na rua.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) tem disponível um folheto com tudo o que se deve fazer e o que evitar nos dias de frio mais intenso.
Recomendações importantes para evitar acidentes.
Assim se quiser acender uma lareira ou salamandra, deixe sempre uma janela aberta para a renovação do ar, evitando assim o perigo de intoxicação por monóxido de carbono. Evite também ter vários aparelhos ligados em simultâneo, de forma a evitar incêndios.


Quando sair à rua, diz a ANPC, evite manter-se ao frio durante muito tempo, pois a longa exposição a temperaturas tão baixas pode provocar lesões nos lábios, rosto e mãos. No caso de se encontrar numa região com neve, evite caminhar sobre gelo para evitar quedas, vista várias camadas de roupa em vez de uma peça única muito quente (e evite também as peças muito justas) e utilize calçado adequado. É também importante proteger a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, é aconselhado utilizar luvas, cachecol e chapéu. Deve também evitar actividades físicas violentas (como tentar desempanar o carro ou limpar a neve), pois o organismo já está em esforço para manter a temperatura corporal.


Para as pessoas que forem viajar de carro, a ANPC recomenda que seja feita, antes da viagem, a revisão do nível de gasolina, luzes e travões, que coloque um líquido anticongelante no radiador, utilize correntes para a neve, se for caso disso, que avise alguém qual o percurso que vai seguir e que mantenha sempre consigo um estojo de primeiros socorros, telemóvel, agasalhos, alimentos e um pano colorido. Durante a viagem, conduza a velocidade reduzida e tenha especial cuidado com as zonas mais sombrias e, caso a viatura fique presa na estrada, permaneça dentro do carro para estar mais protegido do frio, ligando o aquecimento de hora a hora durante cerca de 10 minutos.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade