Primeira Edição do Prémio Nacional de Turismo atribui Prémio Carreira a Dionísio Pestana

por: Zita Ferreira Braga

As 464 candidaturas foram divididas por restauração,alojamento, serviços turísticos e categorias por nomeação.


Os vencedores desta primeira edição do Prémio Nacional de Turismo (PNT 2019) foram revelados, quinta feira numa crimónia qu teve lugarEscola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que contou com a presença de Pedro Barreto, administrador do BPI, e de Francisco Pedro Balsemão, CEO do Grupo Impresa.

 Na categoria Hotelaria foi distinguido o hotel alentejano “São Lourenço do Barrocal”.
A “Aldeia da Cuada”, na Ilhas das Flores, Açores, foi a vencedora da categoria Alojamento Local, tendo também sido atribuída uma menção honrosa ao “The Passenger Hostel”, no Porto.

O restaurante “A Cozinha” do chef António Loureiro, de Guimarães, foi o vencedor na categoria de Restauração e a empresa “Vertigem Azul”, de Setúbal, foi distinguida na categoria Serviços Turísticos.


O júri decidiu distinguir iniciativas e personalidades pelo seu contributo para o sector do turismo: “The Presidential Train” ganhou o prémio Projecto Inovador (Douro/Porto), a “Rota Estrada Nacional 2” foi distinguida na categoria Projecto Público e o “Programa HOSPES” da Associação de Hotelaria de Portugal venceu na categoria Turismo Responsável. 


Dionísio Pestana recebeu o Prémio Carreira, sendo deste modo reconhecido o seu contributo para o desenvolvimento do sector do turismo em Portugal.


Pedro Barreto salientou a importância de “ajudar todas as empresas e empresários que estão a começar e que estão a fazer investimentos relevantes para o país.” O administrador do BPI afirmou que o Banco conhece bem o sector e que pretende continuar a apoiar as empresas, “não só no financiamento, como sempre fazemos,” mas também apoiando a seu percurso.
Pedro Barreto lembrou ainda que Portugal deve continuar a “apostar na descentralização dos destinos turísticos internos e na melhoria da qualidade da oferta a todos os níveis”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways