Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa define objectivos para 2020

Conselho Estratégico para a Promoção Turística Externa (CEPT) aposta numa diversificação de mercados


O CEPT reuniu-se esta semana, no Ministério da Economia (Lisboa), uma reunião presidida por Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital, tendo concluído que deverá apostar e ter como objectivos principais para 2020 “a digitalização do sector, o reforço da acessibilidade aérea e da mobilidade interna e, o alargamento dos benefícios do turismo a todo o território.”


Por outro lado deve aumentar o esforço promocional em 2020 alargando-o a novos mercados como Japão, Coreia, Índia (onde o Turismo de Portugal, I.P. se prepara para abrir uma delegação), Austrália e Sudoeste Asiático.


Também a segmentação da promoção será alvo de particular atenção, o que se “reflectirá no desenvolvimento de campanhas específicas para alguns mercados e produtos.”
 A redução do impacto ambiental da actividade turística, “com a aposta na mobilidade interna através de pacotes turísticos sustentáveis, merece também destaque.”

“É necessário continuar a estimar e a preservar o turismo. Há mercados, segmentos e oportunidades que nos permitem continuar a crescer sustentavelmente. Destacaria que temos um grande potencial de crescimento em produtos em rede e em oferta de base colaborativa”, salientou Pedro Siza Vieira na sua intervenção.


A actual organização regional do turismo foi destacada como factor de competitividade regional, devendo uma eventual participação de outros players regionais ser alvo de prévia e aprofundada ponderação.

Por outro lado salienta-se que a actividade turística “deve estar alinhada com a Agenda 2030 da ONU e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, uma preocupação partilhada por todo o sector que, cada vez mais, deve estar focado no trabalho em rede entre Turismo de Portugal; I.P., Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT’s) e Entidades Regionais de Turismo (ERT’s), e entre as regiões.”

Foi ainda destacada a necessidade do “reforço da participação da iniciativa privada na promoção externa regional” não esquecendo o alinhamento entre os planos regionais e a Estratégia Turismo 2027.

No final do encontro, a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, saudou “o espírito da reunião e a satisfação pela sintonia entre as entidades envolvidas, o que reflecte bem as razões do sucesso deste sector”.

A secretária de Estado do Turismo salientou ainda “a importância do desenvolvimento de um ecossistema digital entre o Turismo de Portugal, I.P., e as Agências Regionais, a capacitação das equipas regionais e o reforço do envolvimento dos privados na promoção”.


Convém lembrar que o CEPT é a estrutura consultiva do Governo em “matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, I.P., representantes dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, representantes do sector privado, através da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), das ARPT’s e das ERT’s.”

Dia dos Namorados

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