Portuguesas HiJiffy e Live Electric Tours vencem segunda edição da UNWTO Tourism Startup

As startups portuguesas HiJiffy e Live Electric Tours foram as vencedoras da segunda edição da maior competição mundial para startups de turismo - UNWTO Tourism Startup - nas categorias Innovative Tourism Solutions e Sustainability, respectivamente.

A iniciativa, da responsabilidade da Organização Mundial do Turismo, em parceria com a Globalia e com o apoio do Turismo de Portugal, teve lugar em Madrid, com especial incidência “na inovação e sustentabilidade da actividade turística”, recebeu 5.000 candidaturas de 150 países, divididas em seis categorias.


HiJiffy” é uma solução inovadora que centraliza, automatiza e mede todas as actividades de atendimento ao cliente na hotelaria, integrando tecnologia de ponta numa plataforma simples, confiável e robusta. Esta ferramenta tem vindo a permitir que os hotéis melhorem a experiência do hóspede, aumentando o seu grau de satisfação geral.

 

“Live Electric Tours” é uma nova experiência de auto-condução ecológica para turistas, “disponível apenas em Portugal”. Os Live Electric Tours realizam passeios programados com veículos 100% elétricos, equipados com Wi-Fi gratuito, guia de áudio GPS e, uma novidade mundial, uma câmara ao vivo que permite ao utilizador compartilhar toda a experiência com amigos e familiares através das redes sociais.

O presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, salientou “o facto de termos duas startups portuguesas entre as vencedoras, e três entre as finalistas, de um total de 5.000 candidaturas, é revelador da capacidade empreendedora de Portugal. A inovação tem sido decisiva no desempenho do turismo em Portugal e será decisiva para a competitividade futura do país”.


Um dos objectivos da Estratégia Turismo 2027 passa por consolidar Portugal enquanto “hub internacional especializado para o sector do turismo, país de referência na produção de bens e serviços para a actividade turística à escala mundial.”

De salientar que nos últimos três anos foram apoiadas mais de “600 startups, em 25 programas de aceleração por todo o país, representando um investimento superior a três milhões de euros.”

 No âmbito da iniciativa Turismo 4.0, foi também criado “o NEST – Centro de Inovação do Turismo, com a missão de apoiar o desenvolvimento de novas ideias de negócio, a experimentação de projectos e a capacitação das empresas na transição para a economia digital.”

Dia dos Namorados

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade