Bombeiros afirmam: "A estrutura da Notre-Dame está a salvo e totalmente preservada"

por: António Manuel Teixeira
Bombeiros afirmam: "A estrutura da Notre-Dame está a salvo e totalmente preservada"
AP Photo/Michel Euler

O grande incêndio que está a consomir a catedral de Notre-Dame, em Paris, desde as 19:00 locais, já fez cair o pinar e ruir o tecto.

 

O porta-voz da Notre-Dame, Andre Finot, afirmou que a estrutura da "charpente" da catedral, um quadro interno construído parte no séc. XIII e parte no séc. XIX, foi completamente consumido pelas chamas, e que “não deve sobrar nada”.

Após mais de quatro horas de trabalhos, o chefe dos bombeiros de Paris, Jean-Claude Gallet, informou que a estrutura da catedral foi finalmente declarada salva. "Podemos considerar que a estrutura da Notre-Dame está a salvo e totalmente preservada", afirmou, segundo a France Presse.

Uma grande operação, com 400 bombeiros, foi montada para controlar as chamas, que afectaram sobretudo a torre central da catedral, visitada por cerca de três milhares de pessoas todos os dias.

O incêndio pode estar ligado às obras que estavam sendo feitas no telhado do monumento. A torre central estava rodeada por um andaime. Imagens postadas nas redes social mostram que uma parte dela caiu envolta em chamas. Uma grande parte do telhado também desmoronou.

Segundo o jornalista Nicolas Delesalle, da revista francesa "Paris Match", todas as obras de arte da catedral foram salvas. "O tesouro da catedral está intacto, a coroa de espinhos, os santos sacramentos", escreveu. referiu ainda que as informações foram passadas por um padre chamado Frédéric, sacerdote na Notre-Dame há dois anos.

Situada na pequena ilha chamada Île de la Cité, em Paris, a catedral fica rodeada pelas águas do rio Sena. Não é a igreja mais antiga, nem a maior ou a mais alta do mundo, mas certamente é uma das mais famosas.

Testemunha dos mais importantes eventos na história da França, desde a sua fundação a catedral testemunhou o nascimento de 80 reis, dois imperadores e cinco repúblicas. Também assistiu à participação da França em duas guerras mundiais.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways