Em oito anos o Turismo criou 10 mil empregos nos Açores

por: António Manuel Teixeira

O Turismo, no Arquipélago dos Açores, criou "10 mil empregos" desde 2012, representando 43% de todo o emprego gerado nos oito anos.

 

A secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores, revelou que o Turismo os cerca de “10 mil empregos criados na Região” desde 2012, “praticamente quatro mil foram no sector do alojamento, restauração e similares”, o que representa cerca de 43% do emprego gerado no arquipélago em oito anos, noticiou o Publituris.

Marta Guerreiro frisou que,“estes dados demonstram a cada vez maior pujança da qualificação das empresas neste sector, mas também a confiança que têm depositado nos Açores”, considerando que os números comprovam também “que a actividade turística tem conseguido ser um dos maiores empregadores da Região, chegando a um número cada vez maior de famílias, em todos os concelhos do arquipélago”.

De acordo com a governante, no período apenas da actual legislatura, o Turismo tem um peso ainda maior no emprego gerado no arquipélago, representando cerca de 76% dos novos postos de trabalho.

Acrescentando que “enquanto poder executivo, cabe-nos criar condições para potenciar o investimento nas nossas nove ilhas”, sublinhando que “o crescimento económico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas” mostram que o Turismo é “uma opção de prosperidade” e que os açorianos estão no centro dos investimentos realizados.

Para Marta Guerreiro, o “principal activo” dos Açores são as pessoas, que “fortalecem o Destino Açores”, motivo pelo qual a formação dos recursos humanos tem sido “uma prioridade da actualidade”.

Afirmou ainda que "queremos mais emprego, queremos melhor emprego e queremos pessoas qualificadas no sector”, durante a inauguração do empreendimento turístico ‘Casas Amarelas’, que considerou ser “um verdadeiro exemplo” de como a região está empenhada “em receber com qualidade quem escolhe os Açores para destino de férias”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade