JMJ 2023: Já há poucas camas em Lisboa, mas os hoteleiros decidiram oferecer descontos

por: António Manuel Teixeira
JMJ 2023: Já há poucas camas em Lisboa, mas os hoteleiros decidiram oferecer descontos
O Turismo PT

Os apartamentos, casas e hotéis em Lisboa, na semana da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), começam a escassear e os preços estão mais altos, na cidade. Mas a Associação da Hotelaria de Portugal  (AHP) anuncia descontos.

A principal plataforma de reserva de hoteis, Booking.com, informa que mais de 84% dos alojamento já estão esgotados. Ma se nos restrigirmos a apartamentos e hoteis, a indisponibilidade sobre para 94%. Os quartos privados estão com uma ocupação de 96%. No entanto os hoteis, têm um valor de 133 euros, e os apartamentos 148 euros, hoje pelas 01:30. A opção de quartos particulares, ao contrário do que é noticiado, os valores não ultrapassam os 200 euros.

Na plataforma Airbnb, segundo a Lusa, mais virada para alojamento local, os apartamentos que restam chegam a ultrapassar os 4.000 euros, em Alfama. Mas ainda há ofertas mais em conta, sobretudo fora da cidade, em Almada, com uma oferta por 45 euros por noite, ou em locais como São João da Talha. A plataforma fez a média para estes dias e concluiu que, na altura da pesquisa, era de 335 euros por noite.

Igualmente noticiado pela Lusa, no Trivago, os preços acabam por ser semelhantes, tendo em conta que esta plataforma cruza os preços de outras. Ainda assim, neste 'site', na altura da pesquisa, o preço mais baixo era de 447 euros, para uma casa, mas há alojamentos que chegam aos 5.000 euros.

Os hoteleiros da Área Metropolitana de Lisboa (AML) estimam que a taxa de ocupação possa chegar aos 89% durante a JMJ, segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), citado pela Lusa.

O inquérito, realizado junto de 272 unidades da AHP entre 02 e 16 de Junho, apontou para uma taxa atual de 56%. Já dentro da cidade de Lisboa, a percentagem de reservas no momento do inquérito era de 59%, prevendo que alcançasse os 91% durante a semana do evento. A mesma associação tem em vigor descontos, nos hoteis aderentes, "em alojamento para os peregrinos, famílias, acompanhantes e a todos os que visitam Portugal", acrescentando que "esta parceria abrange não só os dias do evento, mas decorrerá entre os dias 22 de Julho e 15 de Agosto". Os descontos praticados são de 10 e 15% e várias cidades de Portugal, incluindo Algarve.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways