Rio de Janeiro perderá milhares de turistas de cruzeiros devido a cancelamentos.

por: António Manuel Teixeira
Rio de Janeiro perderá milhares de turistas de cruzeiros devido a cancelamentos.
Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro perderá pelo menos 25 mil turistas este ano devido ao cancelamento das operações de cruzeiros.


A situação sanitária e os quase 800 casos positivos reportados nos navios esta semana levaram a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) a suspender voluntariamente as operações nos portos do país desde a última quarta-feira, medida que se estenderá inicialmente até ao próximo dia 21.

Em apenas duas semanas, a cidade do Rio de Janeiro deixará de receber 30,5% dos turistas esperados na actual temporada de cruzeiros, um forte golpe para a economia local.

“Em Janeiro de 2022, era esperada a chegada de aproximadamente 36 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes. De 06 a 21 de Janeiro, a cidade do Rio de Janeiro deixará de receber cerca de 25 mil turistas, o que significa que a economia da cidade perderá cerca de 7,5 milhões de dólares [6,65 milhões de euros]", disse o porto do Rio de Janeiro em comunicado, segundo a Agência Lusa.

A principal entrada marítima da cidade retomou as suas atividades a 04 de Dezembro de 2021, quando se iniciou a temporada de cruzeiros no Brasil, que culminará em Abril deste ano. Nesta época, cerca de 120.000 turistas eram esperados na cidade.

Os protocolos sanitários exigidos para os cruzeiros pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador, são muito mais rígidos do que para os meios de transporte aéreo ou rodoviário.
Lusa/OTurismo.PT

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways