RINA lidera estudo para traçar o futuro sustentável da indústria de cruzeiros

por: Maria Leonor Maltez

RINA e CLIA colaboram em estudo para tornar a indústria de cruzeiros mais sustentável até 2050.

A RINA  líder em engenharia naval e consultoria, foi escolhida pela Cruise Lines International Association (CLIA) para conduzir um estudo global abrangente que visa orientar a indústria de cruzeiros em direcção a um futuro sustentável. O estudo fornecerá uma análise detalhada das necessidades energéticas, infraestruturas e regulamentações, com cenários prospectivos até o ano de 2050.

O setor de cruzeiros é reconhecido como um dos mais activos na busca por maior sustentabilidade na indústria naval. Com 55 navios de cruzeiro encomendados, representando um investimento global de 33,9 bilhões de euros nos próximos cinco anos, a indústria está a avançar a passos largos rumo a tecnologias mais limpas. Espera-se que até 2028, mais de 70% da frota de cruzeiros membros da CLIA tenha capacidade de energia em terra.

O estudo, encomendado pela CLIA, reflete o compromisso da indústria de cruzeiros em alinhar-se com as metas ambientais estabelecidas pela IMO para 2030 e 2050. Com a representação de 95% da frota global de navios de cruzeiro, a CLIA desempenha um papel fundamental nesse movimento, demonstrando um forte compromisso com práticas sustentáveis.

A pesquisa abrangerá todas as regiões do mundo fora da Europa e concentrar-se-á na análise holística da infraestrutura e das necessidades regulatórias da indústria de cruzeiros. Os resultados deste estudo devem moldar o futuro da abordagem à sustentabilidade na indústria de cruzeiros, estabelecendo um novo padrão para a gestão ambiental no setor marítimo.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways