DECO apela ao Governo que se pronuncie sobre a viagem de finalistas da XTravel

por: António Manuel Teixeira
DECO apela ao Governo que se pronuncie sobre a viagem de finalistas da XTravel
Divulgação

A Defesa do Consumidor - DECO apelou hoje a um esclarecimento do Governo acerca das viagens de finalistas a Espanha.

Existe, por resolver, um impasse sobre dez mil viagens de alunos, integralmente pagas, com saída marcada para 28 de Março.

A agência XTravel, responsável pela organização das viagens dos finalistas, pediu aos pais dos alunos que se manifestem, se mantêm a viagem, se pretendem re-agendar para as férias do Natal (entre 16 a 22 de Dezembro), ou se querem cancelar mediante um crédito, de 50% do valor já pago, para usarem em outros produtos da Xtravel, como viagens a outros destinos, noticiou o Público

A DECO, que tem estado a acompanhar este caso, e tem mantido contacto com a agência de viagens, veio hoje apelar a uma declaração do Governo que esclareça os pais e as agências afirmando se desaconselha ou não as viagens de finalistas a Espanha, como desaconselhou as a Itália.

Paulo Fonseca, Jurista e económico da DECO, referiu à Lusa que "é importante que as entidades oficialmente desaconselhem estas viagens", lembrando que essa recomendação faria todo o sentido numa altura em que se pondera a suspensão de aulas. Referindo-se a um esclarecimento que diz poder ser dos ministérios da Educação, da Economia ou Negócios Estrangeiros, ou até da própria Direcção-geral de Saúde, "não basta recomendar publicamente. É importante que as entidades desaconselhem oficialmente estas viagens", disse o jurista, .

Os pais dos alunos enviaram na terça-feira uma carta aberta à ministra da Saúde, ao ministro da Educação e à Directora-Geral da Saúde, acusando a XTravel de “recusa cancelar a viagem de finalistas Festival Village” a Punta Umbría, entre 28 de Março e 03 de Abril. A agência, no Facebook, escreveu que “face às preocupações dos pais que pediram o cancelamento da viagem, a agência recusa assumir essa responsabilidade e responde com uma proposta, com quatro hipóteses, nenhuma das quais contemplando a devolução das verbas já pagas pelos alunos”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways