Essencia Festival com regresso marcado para o Verão de 2024

por: Zita Ferreira Braga
Essencia Festival com regresso marcado para o Verão de 2024
Porto Wine Festival

Com 91% de recomendação pelos visitantes, o Essência Festival pretende afirmar-se como o principal evento de gastronomia da cidade do Porto

O verão do próximo ano na cidade do Porto voltará a ter nova edição do Vinho Verde Essência Festival. A garantia é da organização, terminado que está um fim de semana de três dias, em que o verão conheceu o outono ao sabor de gastronomia e de vinhos, em harmonização bem conseguida com música e experiências para partilhar entre família e amigos. O novo local, os Jardins do Museu Nacional Soares dos Reis, foi uma aposta ganha.

“O evento merece um balanço altamente positivo, na medida em que o grau de satisfação dos visitantes, participantes e parceiros é bem elevado. Vinho Verde Essência Festival afirmou-se com um conceito inovador, promovendo o vinho e a gastronomia na cidade. Uma vez mais descobrimos e mostramos um novo lugar para um evento de referência na cidade. Ainda muito desconhecido do grande público, o jardim do Museu Nacional Soares dos Reis revelou-se um local mágico, em perfeita sintonia com a visão que idealizamos para o evento. Convidamos chefes de renome nacional e internacional para preparar pratos deliciosos. Contamos com a presença de 40 produtores, que nos brindaram com vinhos exclusivos da região dos Vinhos Verdes, tudo ao som de bandas e artistas emergentes. Assim foi o Essência Festival, uma forma de promover com paixão e qualidade o nosso país e uma grande região. Daí que não haja dúvidas, obviamente estaremos de regresso em 2024”, garante Nuno Guedes Vaz Pires, diretor do festival e fundador da Essência, Co.

Os dados recolhidos durante os três dias do evento comprovaram um elevado grau de satisfação global com o Vinho Verde Essência Festival, que se fixou nos 4,2 valores (numa escala de 1 a 5). Dos inquiridos, 82% pretendem regressar na próxima edição e 91% recomendam o Essência Festival a familiares e amigos.

Desafiados a avaliar a relação do evento com a cidade do Porto, numa escala de concordância de 1 a 5, consideraram que a iniciativa reforça a imagem da cidade (4). Entre as principais razões apontadas para participar destacaram-se a curiosidade (22%) e a experiência única (14%). Foi atraído um segmento de público “interessado” e “muito interessado” (80%) em vinho, que também afirma ser “conhecedor” (51%).

No que se refere ao perfil do público visitante, 51% eram do género feminino e tinham uma média de idades de 41,8 anos. A maioria possuía pelo menos uma licenciatura (82%) e trabalhava por conta de outrem (56%).

Mais de 20% dos visitantes tinham nacionalidade estrangeira, com destaque para a brasileira, a norte-americana, a alemã e a francesa. Entre os participantes não residentes na Área Metropolitana do Porto (AMP), 54% indicaram ter-se deslocado propositadamente para participar no evento tendo passado, em média, 6,7 noites na cidade, sobretudo em hotéis (56%) e em alojamento local (16%). Para além de participarem no evento, 60% aproveitaram a estadia para visitar o Porto. Em termos médios gastaram, diariamente, 122,00 € na cidade.

Estes resultados são extraídos do estudo de públicos realizado pelo ISAG-European Business School (ISAG-EBS), em parceria com o Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), durante o evento (dias 22, 23 e 24 de setembro), tendo sido auscultada uma amostra de 758 pessoas, havendo um intervalo de confiança de 95%.

Cerca de 40 produtores da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a mostrar novidades e diversidade de perfis dos vinhos da região, tastings conduzido pelos especialistas da Revista de Vinhos, os Banquetes com autoria dos chefes Rui Paula, Angélica Salvador e Tiago Bonito, quatro restaurantes e cinco foodtrucks em funcionamento contínuo, as sessões práticas de cozinha de Cristina Manso Preto e atividades a pensar nos mais novos constituíram o cartaz do evento, cujo palco principal teve os concertos de GNR, Os Azeitonas e Roda de Samba Cravo & Canela.

 

Vinho Verde Essência Festival (Art, Wine, Food, Music) foi uma organização Essência Company com o main sponsoring da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e o apoio da Câmara Municipal do Porto.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways