Aproveitar a energia da cultura e a criatividade na recuperação turistica

por: Zita Ferreira Braga
Aproveitar a energia da cultura e a criatividade na recuperação turistica
Divulgação

Os valores partilhados e os laços estreitos que ligam agentes do turismo e da cultura significa que ambos os sectores podem trabalhar juntos


Tendo em conta essa relação de reforço mútuo, a Organização Mundial do Turismo (OMT) e a UNESCO vão preparar um novo conjunto de directrizes com foco no renascimento responsável do turismo cultural.

A OMT convidou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) a contribuir para o desenvolvimento do Guia de Recuperação Inclusiva da OMT, Edição 2: Turismo Cultural . Número 2: Turismo cultural .

É o segundo conjunto de directrizes relacionadas ao impacto sociocultural do COVID-19 publicado pela OMT e continuará a ser revisado conforme a situação evolui.

Vamos fazer do turismo cultural parte da recuperação

Esta publicação baseia-se nas perspectivas e no conhecimento das duas agências das Nações Unidas para analisar as repercussões da pandemia em seus respectivos sectores. A análise mostra como a perda de receita está afectando seriamente as comunidades, o património protegido e os eventos culturais, os espaços e as instituições , ao mesmo tempo que enfraquece a competitividade dos destinos e a diferenciação dos mercados . As orientações sobre o turismo cultural também reforçam a necessidade de apoio dos agentes públicos para que a cultura tenha uma presença relevante nos planos de emergência e contingência dos destinos turísticos.


Com estas novas directrizes, a OMT também insta o sector de turismo cultural a criar estruturas de governança participativa , reunindo artistas, criadores, profissionais do turismo e da cultura, o sector privado e as comunidades locais “para manter um diálogo aberto e trocar dados e soluções em tempo real”.

O documento também defende uma melhor conexão entre o mundo urbano e o mundo rural para garantir que os benefícios que a cultura e o turismo trazem podem ser aproveitados da forma mais ampla possível.

Como resultado da pandemia, 90% dos locais e museus do Património Mundial introduziram o fechamento total ou parcial .

Em muitos casos, lugares de especial significado para a humanidade foram fechados ao público pela primeira vez em décadas.

Ao mesmo tempo, a pandemia destacou a relevância do turismo e da cultura.
A queda repentina nas chegadas de turistas foi sentida em todo o mundo, à medida que milhões de pessoas recorreram a experiências culturais virtuais em busca de conforto e inspiração.

A publicação das diretrizes insere-se no contexto do Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável 2021 , uma iniciativa das Nações Unidas que visa reconhecer que diferentes manifestações da cultura, incluindo o turismo cultural, podem contribuir para a promoção dos Objectivos. (ODS).

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways