Temperaturas vão subir até aos 38 graus neste fim-de-semana

por: António Manuel Teixeira
Temperaturas vão subir até aos 38 graus neste fim-de-semana
O Turismo . PT

As temperaturas quentes cheguem ao interior de Portugal já este fim-de-semana, com 38ºC em Beja e 37ºC em Évora.

 

A massa de ar quente vinda do Norte de África, que está a causar temperaturas extremas na Alemanha, na Suíça e em França, está a deslocar-se para Oeste, fazendo com que Portugal venha a ser atingido por parte deste calor, sobretudo na região Interior.

O dia mais quente será sábado, em que Évora registará temperaturas máximas de 38 graus Celsius, 39ºC em Reguengos de Monsaraz e Barrancos, por sua vez os termómetros em Beja e Castelo Branco chegarão a marcar 37 graus Celsius; também em Portalegre as temperaturas máximas vão chegar aos 35 graus Celsius. Já no Nordeste Transmontanto os termometros irão até aos 34ºC. O litoral resgistará temperaturas mais mais amenas, onde a mais alta será em Lisboa com 27ºC no sábado e Leiria, Porto e Viana do Castelo registarão 24ºC de máxima.

Estas temperaturas altas não significam que Portugal seja atingido por uma “onda de calor”: esta expressão é utilizada quando, durante pelo menos seis dias seguidos, a temperatura máxima diária é superior em cinco graus Celsius ao valor médio diário no período de referência, explicou o Público. O IPMA refere que as ondas de calor podem acontecer em qualquer altura do ano, mas são “mais notórias e sentidas” quando acontecem nos meses de Verão, sendo que em Portugal, Junho é o mês em que ocorrem com maior frequência.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways